Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Todos os planetas do Sistema Solar aparecerão na sequência no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
Continua depois da publicidade
Fenômeno raro vai acontecer em 28 de fevereiro de 2025 | Depositphotos
Em 28 de fevereiro de 2025 haverá um fenômeno considerado raríssimo no Sistema Solar: o alinhamento de sete planetas a partir de observações da Terra. O espetáculo será visível de várias regiões, inclusive do Brasil.
Continua depois da publicidade
O termo alinhamento planetário é usado quando planetas estão na mesma linha de visão da Terra, ou seja, quando a Terra, o Sol e os planetas estão alinhados, ou quase. Durante o fenômeno que ocorrerá em fevereiro, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno aparecerão na sequência no céu, mas nem todos serão visíveis a olho nu.
A orientação para acompanhar o acontecimento é usar aplicativos de visualização de estrelas, disponíveis para celular, como Sky Tonight e Stellarium.
Segundo Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, o fenômeno está relacionado aos períodos orbitais distintos dos planetas em torno do Sol, a partir da perspectiva de um observador na Terra.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, porém, a visualização será difícil.
“Saturno, Mercúrio e Vênus estarão muito próximos um do outro e da Lua, só que eles estarão bem próximos do próprio Sol, o que vai dificultar um pouco a observação”, explicou o professor.
Já Netuno e Urano estarão próximos, mas não são visíveis a olho nu, mas apenas com telescópio.
Continua depois da publicidade
Por sua vez, Júpiter e Marte estarão um pouco mais afastados na direção noroeste, mas ainda assim serão visíveis no mesmo dia.
Veja planetas que estarão alinhados:
Na prática, segundo o especialista da USP, será difícil visualizar os planetas, exceto Júpiter e Marte, que estão mais afastados do Sol e vão se pôr um pouco mais tarde.
Continua depois da publicidade
“Só será possível a observação deste alinhamento a partir de locais com o horizonte oeste bem desimpedido, já que os planetas estarão muito baixos, e, obviamente, se as condições atmosféricas permitirem”, completou o professor.
O universo também tem exoplanetas, que são os planetas fora do Sistema Solar.
Uma equipe de cientistas da Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos, descobriu um dos planetas mais jovens já observados por pesquisadores. O TIDYE-1b tem apenas 3 milhões de anos, o que é extremamente jovem, comparado aos 4,5 bilhões de anos da Terra, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O corpo celeste serve como uma espécie de máquina do tempo, já que oferece aos pesquisadores uma oportunidade rara de estudar os estágios iniciais da formação planetária.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade