A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 14 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Fenômeno climático pode explicar milagre da multiplicação de peixes da Bíblia; entenda

Grupo de cientistas relatou uma possível justificativa para a 'pesca milagrosa' e a 'multiplicação dos pães e peixes'; eventos teriam ocorrido no Mar da Galileia

Matheus Herbert

11/11/2024 às 19:30  atualizado em 11/11/2024 às 19:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na história sobre a multiplicação de alimentos, Jesus atendeu e satisfez a fome de uma multidão com apenas cinco pães e dois peixes

Na história sobre a multiplicação de alimentos, Jesus atendeu e satisfez a fome de uma multidão com apenas cinco pães e dois peixes | Academia Real de Artes do Reino Unido

Milagres emblemáticos de Jesus Cristo relatados na Bíblia podem ter uma explicação cientifica.

Continua depois da publicidade

Um grupo de cientistas relatou uma possível justificativa para a “pesca milagrosa” e a “multiplicação dos pães e peixes".

Os eventos teriam ocorrido no Mar da Galileia, também conhecido como lago de Genesaré, em Israel.

Na Bíblia, os milagres são atribuídos a Jesus Cristo. Na história sobre a multiplicação de alimentos, Jesus atendeu e satisfez a fome de uma multidão com apenas cinco pães e dois peixes.

Continua depois da publicidade

Já na história da pesca milagrosa, os apóstolos passaram a noite tentando pescar e estariam retornando com as redes vazias.

Jesus Cristo teria aparecido e pedido para jogarem a rede mais uma vez. Neste momento, os pescadores se assustam com uma volumosa pescaria.

No mês passado, foi divulgada uma pesquisa sobre a verdadeira imagem de Jesus Cristo

Continua depois da publicidade

Explicação em artigo cientifico 

No fim de outubro, um artigo publicado na revista Water Resources Research, afirma que um fenômeno natural pode ter causado a multiplicação dos peixes.

Esse fenômeno incomum é uma junção do vento, temperatura e ondas e pode ter levado uma grande quantidade de peixes em direção à costa, facilitando a pesca. 

Para chegar a essa conclusão, os especialistas estudaram a alta mortandade de peixes ocorrida no Mar da Galileia em 2012, que ocorreu devido a um fenômeno chamado 'seicha', que faz com que a água fria e pobre em oxigênio suba das profundezas para a superfície. 

Continua depois da publicidade

Com essa junção, ondas de tamanho significativo são geradas por mudanças de temperatura e ventos intensos que causam um acúmulo maciço de peixes na margem do lago, limitando sua capacidade de se mover e respirar, causando sua morte em massa.

“Notavelmente, hoje, eventos de mortandade de peixes acontecem no mesmo local do lago onde o milagre bíblico dos pães e peixes e presumivelmente a pesca milagrosa ocorreram dois milênios antes do presente, o que pode explicar o aparecimento de grandes números de peixes fáceis de coletar perto da costa descritos nas narrativas bíblicas”, explica trecho do estudo.

O artigo pode ser acessado em seu site oficial

Continua depois da publicidade

Tese não é definitiva 

Os pesquisados não afirmam de forma definitiva que foi exatamente isso o que aconteceu nas histórias de Jesus Cristo na Bíblia, mas consideram possível que esses eventos descritos como milagres possam ter ocorrido há cerca de 2 mil anos, às margens do Mar da Galileia.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados