Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Mutirão no estado de São Paulo vai coletar DNA de familiares de pessoas que desapareceram para abastecer rede nacional de bancos de perfis genéticos
Continua depois da publicidade
São Paulo está entre os três estados que mais contribuem para a coleta de DNA | Divulgação/SSP
O Estado de São Paulo se mobiliza para participar da ação nacional para coletar DNA de familiares de pessoas que desapareceram, a partir desta segunda-feira (26/8) até a próxima sexta (30). O foco é abastecer a rede de perfis genéticos para que as famílias de desaparecidos possam encontrá-los de maneira mais rápida.
Continua depois da publicidade
O mutirão para a coleta de material genético ocorre em 13 pontos, sendo dois na Capital, um na Região Metropolitana (RMSP) e outros dez no interior.
De acordo com o relatório da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, São Paulo é um dos três estados que mais abastecem essa base de dados, tanto com o DNA de pessoas e restos mortais não identificados, quanto com o de familiares de desaparecidos.
São Paulo identificou ao menos 24 restos mortais entre novembro de 2023 e maio de 2024 por intermédio do banco de DNA, ainda conforme o relatório.
Continua depois da publicidade
Além do mutirão, todas as quartas-feiras os Institutos Médicos Legais (IML) do estado fazem coleta, por meio de agendamento no site.
A delegada Bárbara Travessos, da Delegacia de Pessoa Desaparecida de São Paulo, afirma que vai fazer busca ativa de alguns casos específicos. Ela ressalta que contatará as famílias para incentivar a coleta do DNA durante os dias mobilização.
Segundo Ana Claudia Pacheco, perita criminal e diretora do Núcleo de Biologia e Bioquímica da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, a rede de perfis genéticos pode fazer essa comparação de DNA pelo Brasil todo.
Continua depois da publicidade
Para fazer a coleta é preciso a pessoa apresentar o registro geral (RG) ou outro documento com foto, válido em território nacional, além do boletim de ocorrência (BO) do familiar desaparecido.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade