Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Alunos da Escola de Futebol Boca Juniors decidiram ajudar o pai após acidente em Praia Grande
Continua depois da publicidade
Davi, de 13 anos, e Miguel, de 11 anos, surpreenderam a todos com muita determinação e espírito empreendedor | Divulgação
Na unidade Samambaia da Escola de Futebol Boca Juniors, em Praia Grande, encontramos uma daquelas histórias comoventes, que nos inspiram e nos fazem acreditar em um futuro melhor. Daquelas que provam que não há idade para ter responsabilidade. Afinal, Davi, de 13 anos, e Miguel, de 11 anos, surpreenderam a todos com muita determinação e espírito empreendedor.
Continua depois da publicidade
André Rodrigues de Araújo Silva, de 38 anos, é pai dos meninos e viu sua família passar por momentos difíceis. Em 2016, ele e sua esposa enfrentaram a incerteza do desemprego. Foi nesse momento que ela teve a ideia de fazer empadas para vender na praia. Ela fazia, ele vendia. Estava tudo correndo bem.
Até que, em 2019, um acidente alterou drasticamente o curso de suas vidas quando André foi atropelado enquanto se dirigia à praia para vender suas empadas. O acidente o deixou impossibilitado de trabalhar.
Foi nesse momento que o filho mais velho tomou a iniciativa de ajudar a família. Ele começou a trabalhar na feira sem que seu pai soubesse e trouxe para casa frutas e peixe para complementar a renda familiar. Vendo o desejo genuíno do filho de ajudar, André, quando se recuperou, decidiu levá-lo consigo para vender empadas na praia. O filho mais novo, Miguel, também demonstrou interesse em participar dessa empreitada.
Continua depois da publicidade
“Senti muito orgulho dos meninos mas com um misto de tristeza ao ter que vê-los trabalhando tão cedo”, lembra André.
E então o inusitado aconteceu enquanto André interagia com seus clientes: uma dinâmica única se formou quando os meninos começaram a falar juntos, criando um "marketing espontâneo" cativante. Os clientes ficaram impressionados e começaram a gravá-los e compartilhar suas interações nas redes sociais. Uma dessas postagens rapidamente se tornou viral, impulsionando o negócio da família.
Hoje, os três se unem para vender empadas nos feriados e finais de semana, sempre acompanhados por André. Durante a semana, as crianças frequentam a escola, além do Instituto Neymar Jr. e a Escola de Futebol Boca Juniors, buscando um futuro promissor.
Continua depois da publicidade
Apesar dos desafios, André enfrenta ocasionais crises de gota, uma condição decorrente do acidente, que afeta suas articulações. Nessas ocasiões, ele acompanha seus filhos até a praia, permitindo que eles gerenciem o negócio por conta própria, pois a venda de empadas é a única fonte de renda da família.
“Hoje sinto muito orgulho e sei que eles são meninos ainda mais dedicados e disciplinados graças à escolinha de futebol, pois lá eles aprendem a trabalhar em equipe e a ouvir o professor”, afirma o pai.
A história inspiradora de André, Davi e Miguel é um exemplo tocante de como a determinação e o trabalho em equipe, características inclusive que o próprio futebol proporciona, podem ajudar a superar obstáculos e transformar a adversidade em sucesso. Eles provam que, com paixão e perseverança, qualquer desafio pode ser superado e qualquer sonho pode ser alcançado.
Continua depois da publicidade
Escola Boca Juniors
A Escola de Futebol Oficial do Club Atlético Boca Juniors no Brasil tem como proposta unir a raça e a disciplina tática dos argentinos com a técnica e improviso dos brasileiros.
Em 2010, o clube portenho aportou no Brasil e inaugurou sua primeira Escola em São Paulo, no bairro da Penha. Atualmente são 55 unidades espalhadas por todo o País. Na Baixada Santista existem unidades em Santos, Guarujá, Praia Grande e, a partir de agora, também, em São Vicente.
Continua depois da publicidade
O principal objetivo da Escola é promover saúde e transmitir valores a crianças e adolescentes por meio do futebol, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social, condicionamento físico e motor.
Entre as modalidades disponíveis estão as Turmas Regulares, Futbaby, Futebol Feminino, Futfralda, Treinamento de Goleiros e Treinamento para Adultos, o famoso Soccer Training.
A escola une a metodologia oficial do C.A. Boca Juniors de treinamentos técnicos e táticos com atividades lúdicas de iniciação esportiva, formando atletas completos e preparados não somente para os campos, como também para vida.
Continua depois da publicidade
Anualmente os profissionais das escolas participam de capacitação técnica, promovendo uma constante atualização dos conteúdos oferecidos aos alunos, sempre buscando aumentar a performance e o interesse dos jovens junto ao futebol.
Um dos eventos de maior destaque é a Copa Boca, promovida anualmente e que conta com a participação das escolas de todo o País. Acontece sempre em julho e é uma experiência fantástica, onde há o encontro entre esporte e diversão, principalmente por meio de uma grande experiência de vida junto aos participantes.
A integração entre as famílias também é sempre muito bem promovida, incentivando a participação de todos em torneios e campeonatos, excursões e, até, viagens à Argentina, onde o Clube dispõe de estrutura para receber as delegações do mundo todo, promovendo um intercâmbio dentro e fora das 4 linhas.
Continua depois da publicidade
E por falar nisso, mesmo compreendendo a limitação legal imposta pela FIFA, onde menores de 18 anos não podem deixar seu país de origem para atuarem nas categorias de base do Boca Juniors, salvo se acompanhados pelos pais, é promovido um evento anual de avaliação técnica onde atletas de todo o País são selecionados e convidados para fazerem parte de um intercâmbio gratuito durante uma semana no clube argentino.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade