Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fornecimento de energia foi reestabelecido por volta das 8h; atendimento das estações já foi normalizado
Continua depois da publicidade
Trens da linha 4 amarela circularam com velocidade reduzida nesta segunda (16) | Divulgação/ViaQuatro
Uma falha elétrica deixou os trens da linha 4-Amarela circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada na manhã desta segunda-feira (16/9). Muitos passageiros reclamaram por ter de subir e/ou descer as várias escadas que dão acesso à plataforma, principalmente os que têm mobilidade reduzida.
Continua depois da publicidade
Segundo a ViaQuatro, empresa que administra a linha, o problema ocorreu por falta no fornecimento de energia externa, o que causou atrasos na linha.
Já a Enel informou, por meio de nota, que a oscilação de tensão na linha de transmissão que alimenta a Linha-4 do Metrô durou "milissegundos” e que, para suprir a demanda por energia do Metrô, a distribuidora disponibilizou de imediato, pelo sistema de contingência, a carga na linha de transmissão alternativa.
Devido à falta de energia, as escadas rolantes da estação ficaram desligadas. As portas automáticas das plataformas também tiveram problemas na abertura e no fechamento. Vários passageiros reclamaram e sofreram as consequências do problema.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a ViaQuatro, a falha é responsabilidade da concessionária de energia. A regularização do fornecimento de energia ocorreu por volta das 8h e o atendimento das estações já foi normalizado.
Em nota, a ViaQuatro explicou que o transtorno foi causado por falha externa e que a abertura das portas eram feitas manualmente.
“A falha é externa, ou seja, da empresa de energia. Com isso, as portas de plataforma não abrem e é necessário realizar outro procedimento alternativo para que sejam abertas. Esse processo é um pouco mais demorado e fez com que os trens ficassem parados por mais tempo nas estações. Em situações de oscilação de energia, não é possível acionar os geradores para escadas rolantes e elevadores”.
Continua depois da publicidade
Já a Enel informa que a transferência, para a linha de transmissão ativa, pode ser automática ou manual, mas deve ser feita pelo sistema de responsabilidade do cliente. Confira:
“A Enel Distribuição São Paulo esclarece que a oscilação de tensão na linha de transmissão que alimenta a Linha-4 do Metrô, registrada nesta segunda-feira (16), durou milissegundos. Para suprir a demanda por energia do Metrô, a distribuidora disponibilizou de imediato, pelo sistema de contingência, a carga na linha de transmissão alternativa. A concessionária esclarece ainda que a transferência, para a linha de transmissão ativa, pode ser automática ou manual, mas deve ser feita pelo sistema de responsabilidade do cliente.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade