Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Falhas foram reduzidas, mas estações ainda estão superlotadas; Metrô pediu desculpas pelos transtornos
Continua depois da publicidade
Estações ficaram superlotadas após falhas na linha 3-Vermelha e 11-Coral nesta quarta (14) | Divulgação/Hebert Dabanovich GazetaSP
Duas falhas simultâneas no Metrô e na CPTM causaram transtornos aos passageiros na manhã desta quarta-feira (14/8). Uma falha no fornecimento de energia deixou trens da CPTM e do Metrô circulando com velocidade reduzida.
Continua depois da publicidade
O Metrô informou que acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) para atender aos passageiros.
A falha começou no início da operação comercial do Metrô. Desde às 4h40 até 6h40 os trens funcionavam com velocidade reduzida em toda a linha.
O número de trens foi reduzido, diminuindo a capacidade de atendimento aos passageiros, o que deixou vagões e estações lotados.
Continua depois da publicidade
Equipes de manutenção trabalhavam entre as estações Arthur Alvim e Patriarca. O metrô chegou a operar em somente uma das vias para os dois sentidos.
Em nota, a companhia explicou que os ônibus eram alternativa para auxiliar no trajeto entre as estações Corinthians-Itaquera e Sé enquanto o problema persistisse. A operação já foi normalizada. Confira nota do Metrô.
"A operação na Linha 3-Vermelha está em processo de normalização desde às 6h26, após ocorrência de uma falha no fornecimento de energia por uma das subestações elétricas que alimentam esta linha, localizada na região de Guilhermina-Esperança".
Continua depois da publicidade
"O problema limitou a circulação das composições em operação. Por questões de segurança, o Metrô controlou o fluxo de embarque dos passageiros. Durante a ocorrência, o Paese foi acionado disponibilizando ônibus gratuitos entre as estações Corinthians-Itaquera e Sé".
"O Metrô pede desculpas aos passageiros pelos transtornos provocados e avalia o que causou este problema’’.
Na Linha 11-Coral que era a opção mais viável para os passageiros da linha 3-Vermelha também teve problemas e operou em velocidade reduzida entre as estações Luz e Guaianases.
Continua depois da publicidade
Após às 6h30 a circulação dos trens da linha 11-Coral da CPTM começaram a ser normalizadas, mas as plataformas ainda estavam lotadas.
De acordo com a CPTM, houve problemas em equipamento de via, o que deixou operação dos trens com maior tempo de parada e velocidade reduzida.
Os funcionários da manutenção foram acionados para desenvolver a resolução do problema e normalizar o atendimento, diminuindo os transtornos.
Continua depois da publicidade
A CPTM informou em nota que uma alternativa era o passageiro utilizar a linha 12-Safira, confira a nota:
“Desde o início da operação desta quarta-feira (14/08), foi identificada uma falha no equipamento de via permanente na região de Artur Alvim, próximo à Estação Corinthians-Itaquera, Linha 11-Coral da CPTM".
"Para a atuação da equipe de manutenção, os trens estão circulando em via única entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, com restrição de velocidade neste trecho e aumento do intervalo programado entre as composições e o tempo de parada nas plataformas”.
Continua depois da publicidade
“Os passageiros estão sendo orientados por aviso sonoros a seguirem viagem pela Linha 12-Safira. A CPTM pede desculpas pelos transtornos gerados aos passageiros”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade