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Cotidiano

Faixa para motos na av. 23 de Maio completa 1 ano sem acidentes com morte, diz Prefeitura

A gestão Ricardo Nunes (MDB) informou ainda que houve redução no número geral de acidentes na via, além de redução das médias de lentidão

26/01/2023 às 14:21  atualizado em 26/01/2023 às 14:50

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A cidade de SP tem 1,3 milhão de motos em circulação

A cidade de SP tem 1,3 milhão de motos em circulação | Divulgação/CET

Completou um ano de funcionamento nesta quarta-feira (25) a faixa azul exclusiva para a circulação de motos na avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas da Capital. De acordo com a Prefeitura, nestes 12 meses de operação, não houve registro de acidentes com mortes nesta via.

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Com 1,3 milhão de motos em circulação, a cidade tem neste projeto um diferencial em relação às motofaixas instaladas anteriormente, em que as motos ficavam à esquerda. No modelo implementado na 23 de Maio, a faixa fica entre os carros, usando um espaço que normalmente já era ocupado por estes veículos. 

Redução de acidentes

Ainda segundo informações da Prefeitura, acidentes envolvendo motos na avenida ocorreram com menor gravidade. Em 12 meses, foram 98 acidentes deste tipo e desse total, 44 ocorrências não tiveram pessoas feridas. Já os demais 54 acidentes causaram: 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves. As informações foram publicadas pelo portal g1.

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Na visão da prefeitura, a eficácia da faixa azul leva em conta: as características da via, os volumes de motocicletas circulando dentro e fora do espaço da faixa, a tipologia dos acidentes e o fato de as ocorrências terem gerado danos materiais ou pessoas feridas.

"Essa metodologia, adotada internacionalmente, propicia uma visão tecnicamente mais clara da distribuição do risco de sinistro para quem transita dentro da faixa e para quem circula fora do espaço da nova sinalização. Assim, ao invés da utilização de números absolutos, é calculada a Taxa de Severidade (métrica internacional também utilizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT)", explicou a administração municipal em nota. 

A nova faixa de motos também ajudou a melhorar o tráfego geral na via, segundo a prefeitura. Dados mostram que houve redução das médias de lentidão da av. 23 de Maio, em 2022, em comparação com os índices do ano de 2019. 

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"A redução das médias de lentidão foi de aproximadamente 15%, mostrando que o novo espaço trouxa organização para o fluxo veicular".

Expansão

Após a implementação na 23 de Maio, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou em agosto do ano passado a ampliação do projeto, com implementação da Faixa Azul na avenida dos Bandeirantes, zona sul de São Paulo. A Prefeitura tinha sido autorizada a ampliar a iniciativa para a avenida no início daquele mês.

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Além da avenida dos Bandeirantes, a gestão Ricardo Nunes (MDB) também obteve autorização de expandir a faixa exclusiva a motos na avenida Rubem Berta, na zona Sul (trecho entre o complexo viário João Jorge Saad e a avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km); na avenida Santos Dumont, avenida Tiradentes e na avenida Prestes Maia, no centro (trecho entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km).

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