Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial acontecerá nesta terça-feira (4/3), a partir das 16h | Divulgação/Liga-SP
O sorteio realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, na tarde desta segunda-feira (3/3), determinou a ordem da leitura dos quesitos da apuração do Carnaval 2025 em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Caso necessário, o quesito para desempate será "Evolução" que poderá ser determinante para definir as campeãs. "Enredo" será o primeiro quesito a ser lido.
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial nesta terça-feira (4/3), começou 16h, no Sambódromo do Anhembi.
Veja como será a leitura das notas dos nove quesitos, definida no sorteio:
Continua depois da publicidade
Reproduzir vídeo
Reproduzir--:--/--:--
Continua depois da publicidade
Silenciar som
Minimizar vídeoTela cheiaComo será a apuração?
Durante a apuração, as notas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o Carnaval 2025 no Grupo de Acesso I.
Continua depois da publicidade
As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Neste ano, o quesito "Evolução" foi sorteado para servir como o segundo critério.
Como os jurados atribuem as notas?
No momento em que pisam na avenida, as escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias.
Continua depois da publicidade
A partir daí, os jurados do grupo Especial - cinco de cada categoria - recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento. No momento da apuração, um quesito é descartado e as notas anunciadas serão quatro de cada categoria.
Além disso, os julgadores recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade