A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Estudos sobre como instituições afetam prosperidade recebem Nobel de Economia 2024

Pesquisadores são do MIT e da Universidade de Chicago, ambos nos Estados Unidos

Crisley Santana

14/10/2024 às 15:00  atualizado em 14/10/2024 às 15:26

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nobel de Economia 2024 vai para os pesquisadores Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson

Nobel de Economia 2024 vai para os pesquisadores Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson | Divulgação/Nobel Prize Outreach

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (14/10), em Estolcomo, Suécia, foi definido que o Prêmio Nobel de Economia 2024 vai para os pesquisadores Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson.

Continua depois da publicidade

Os estudos deles ajudam a entender como as desigualdades e a prosperidade se formam e persistem entre as nações. A forma com que países foram colonizados teria impacto significativo nessas relações, segundo os estudos.

As análises dos pesquisadores no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) Acemoglu e Johnson são complementares as de Robinson, da Universidade de Chicago, todos britânicos.

De acordo com a Academia que define os vencedores, os estudos “adicionaram uma nova dimensão às explicações anteriores para as diferenças atuais na riqueza dos países ao redor do mundo”.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, demonstram que as diferenças econômicas entre os países não pode ser medida sem antes entender a maneira com que as instituições sociais foram implementadas em cada território.

O Nobel de Economia foi criado em 1968 e é oficialmente chamado de “Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel”.

Na última semana também foram laureados outros prêmios Nobel. O da Paz foi para organização que atua pelo fim das bombas nucleares. Já o de literatura venceu a escritora sul-coreana Han Kang.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados