Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ao comparar os períodos pré e pós-pandemia do quinto ano do ensino fundamental na Capital, aprendizado adequado despencou 13,2% | Diego Padgurschi/Folhapress
O ensino público brasileiro decaiu nos últimos anos, segundo o estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, da organização Todos Pela Educação. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (28/4).
Continua depois da publicidade
Ao comparar os períodos pré e pós-pandemia do quinto ano do ensino fundamental, o aprendizado adequado despencou em 13,2% em língua portuguesa e 10,7% em matemática na capital paulista.
Para os estudantes do terceiro ano do ensino médio de São Paulo, de 2019 a 2023, a defasagem foi de 8,3% em português e 9,9% em matemática.
No estado de São Paulo, em quatro anos, o aprendizado do quinto ano do fundamental caiu 6,4% em língua portuguesa. Em matemática, a queda foi de 9,2%.
Continua depois da publicidade
Em contrapartida, a cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, lidera na educação do Brasil, segundo o "Censo Demográfico 2022: Educação: Resultados Preliminares da Amostra", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em fevereiro.
Além do crescimento na quantidade de estudantes que apresentaram desempenho abaixo do básico na comparação de 2023 com 2019, a análise também apontou que, entre 2013 e 2023, a desigualdade na aprendizagem entre alunos brancos, negros e indígenas no Brasil, aumentou.
A pesquisa tem como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade