A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 26 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Estudo ambiental de ponte no Litoral é iniciado

A Ecovias informou ter entrado com pedido de licença ambiental para a obra

26/06/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ponte que vai ligar Santos ao Guarujá, no litoral do estado de SP

Ponte que vai ligar Santos ao Guarujá, no litoral do estado de SP | / Divulgação Ecovias

A construção de uma ponte ligando as cidades de Santos e Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo, está mais próxima de se tornar realidade. A Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, informou ter entrado com pedido de licença ambiental para a obra nos órgãos ambientais de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Reivindicada há quase um século por turistas e moradores da Baixada Santista, a ponte é apontada com importante para melhorar o acesso ao principal porto da América Latina e eliminar um dos principais gargalos logísticos do Estado. Na segunda- feira, a Cetesb, agência ambiental do Estado de São Paulo, confirmou ter recebido o pedido de licença prévia do empreendimento, que se encontra em análise técnica. Conforme a Ecovias, já foram desenvolvidos os estudos da nova ponte, inclusive os projetos funcional e executivo, com valores e prazos de execução.

A licença ambiental segue em paralelo à análise pela Artesp. Como a obra não está prevista no contrato de concessão do sistema operado pela Ecovias, sua execução às expensas da concessionária depende do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Uma das possibilidades pode ser a extensão do prazo da concessão.

Uma interligação mais eficaz entre as duas margens do Porto de Santos - uma na cidade de Santos, na Ilha de São Vicente, e outra no Guarujá, na Ilha de Santo Amaro - vem sendo estudada e prometida há décadas. Atualmente, o percurso por terra de uma margem à outra é de cerca de 45 quilômetros. O projeto da Ecovias prevê 7,5 quilômetros de obras de arte, entre ponte e viadutos, a um custo estimado de R$ 2,9 milhões. (EC)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados