Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ato ocorre nesta quarta-feira (14/8) desde às 8h no MASP e estão programados para ocorrer em diversas capitais e cidades do interior
Continua depois da publicidade
Mobilização na avenida Paulista quer a revogação do Novo Ensino Médio e mais investimento para a educação | Lucas Souza/Gazeta de S. Paulo
Estudantes realizam uma manifestação a favor da educação na manhã desta quarta-feira (14/8), na Avenida Paulista, em São Paulo. Os atos têm o objetivo de pressionar o governo federal para reverter os cortes orçamentários e defender a redução das taxas de juros.
Continua depois da publicidade
As manifestações estão programadas para ocorrer em diversas capitais e cidades do interior. Na Capital ocorre desde às 8h, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). A mobilização une estudantes, professores e sociedade.
A convocação foi feita pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em resposta ao bloqueio de R$ 15 bilhões do orçamento federal para 2024.
As principais reivindicações da manifestação incluem ainda a revogação do Novo Ensino Médio, fim da militarização das escolas, fim do teto de gastos e mais investimento para a educação.
Continua depois da publicidade
Segundo as lideranças estudantis, a educação é um dos pilares fundamentais para o avanço social e econômico do Brasil, e a redução no orçamento destinado ao setor compromete não apenas o presente, mas também o futuro das próximas gerações.
Algumas entidades estudantis também estão levando outras pautas relacionadas ao ensino básico no País.
Durante a manifestação, os estudantes fazem apelo a favor da educação e contra o governo Tarcísio.
Continua depois da publicidade
"Ae Tarcísio, almofadinha, os estudantes vão botar você na linha. A nossa luta é todo dia, a educação não é mercadoria.", gritam os estudantes.
Os atos estão sendo organizados em várias regiões do Brasil. Veja onde:
*Texto em colaboração com Lucas Souza
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade