A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 17 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Estado de SP volta a realizar leilão de veículos

Mais de 3,2 mil veículos serão leiloados a partir de julho em oito cidades

Lucas Souza

06/05/2024 às 11:30  atualizado em 06/05/2024 às 14:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estado de SP volta a realizar leilão de veículos

Estado de SP volta a realizar leilão de veículos | Divulgação/Governo do Estado

O Governo de São Paulo voltará a realizar leilões de veículos no estado a partir de julho. Botucatu, Bragança Paulista, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itapecerica da Serra, Itatiba e Juquitiba sediarão o evento que pretende leiloar mais de 3,2 mil de veículos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Com acordos firmados em 20 de março, os lotes aptos seguem para a fase de preparação dos veículos – quando se verifica se há registro de restrição judicial ou policial, gravames financeiros ou débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito.

Nesse momento também são definidos quais veículos estão conservados, em condições para trafegar em segurança, e quais serão vendidos como sucata, além do lance mínimo para cada item.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Importante saber

Antes de sugerir um preço e se candidatar a um veículo, é importante estar bem informado. O edital do leilão é a regra do jogo e também seu catálogo de vendas. No documento, além dos dados administrativos, constam informações como marca, modelo, ano de fabricação, número de motor e cor predominante dos bens ofertados, valor inicial dos lotes e forma de pagamento, assim como local, data e horário em que os veículos poderão ser examinados e retirados depois de batido o martelo.

O aviso sobre o evento, com endereço, dia e hora de realização, tipos de veículos ofertados, se destinados à circulação ou à venda como sucata, é publicado 15 dias antes no Diário Oficial do Estado, em jornais da região onde ocorrerá a licitação e no site da entidade responsável pelo leilão.

Continua depois da publicidade

“As oito cidades que vão contar com leilões até julho são apenas as primeiras da nova fase de licitações do Detran-SP. Redefinimos as bases para atender o cidadão com maior segurança”, diz Ícaro Eustachio, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP.

Comissão Estadual de Leilão

A Comissão Estadual de Leilão foi criada pelo Detran-SP, no início de abril, por meio da Portaria 2.235, auxiliará na operacionalização e na preparação dos lotes, com o cadastro dos veículos no Sistema de Pátios e Leilões (SISPL), e no lançamento dos editais.

A comissão vai registrar e arquivar toda a documentação relativa aos procedimentos de leilões no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), publicar indicadores de desempenho, propor metas de aperfeiçoamento e compartilhar dados estatísticos de forma integrada ao painel oficial de dados do Detran-SP.

Continua depois da publicidade

Retomada dos leilões

Agora com regras claras para a realização, adequadas à resolução do Contran nº. 623/16 e em cumprimento ao Plano de Ação estabelecido em novembro, os leilões voltam definitivamente à agenda. Além dos já aprovados e contratados, outros processos aguardam análise pela Comissão de Justiça da Procuradoria Geral do Estado (CJ-PGE) e pela convalidação pela presidência do Detran-SP.

À medida que os pareceres forem emitidos, atestando a conformidade jurídica, os contratos serão assinados pelo Detran-SP e enviados para aceite dos leiloeiros. O Detran-SP continua a notificar cada leiloeiro com processos pendentes para a complementação dos documentos que deveriam ter sido entregues entre novembro e dezembro de 2023.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados