Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Assessora do Centro de Vigilância Epidemiológica pede que população se atente para a prevenção contra a doença principalmente durante o verão
Continua depois da publicidade
Mosquito transmissor da dengue | Divulgação/ Governo do Estado
O estado de São Paulo registrou 284 mortes causadas pela dengue em 2023. Ao todo, foram registrados 318.996 casos da doença. As informações são da Secretaria da Saúde paulista, e é referente do início do ano até 23 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Os números indicam queda de 3,6% de confirmações em comparação com o mesmo período do ano passado. Houve relatos de dengue em 626 municípios de São Paulo – são 645 ao total.
A assessora em saúde pública do Centro de Vigilância Epidemiológica paulista, Nathalia Cristina Soares Franceschi, pediu que a população se atente para a prevenção contra a enfermidade principalmente durante o verão.
“As condições climáticas dos meses que antecedem o verão e do próprio verão são favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento do número de casos das arboviroses urbanas no estado de São Paulo. Enfrentar o mosquito é uma tarefa contínua e coletiva que envolve toda a sociedade”, informou a especialista.
Continua depois da publicidade
Entre as principais sugestões para evitar a disseminação do mosquito causador da dengue estão: eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso; descartar pneus usados em postos municipais de coleta; retirar objetos que acumulem água de quintais; tampar ralos e; manter o vaso sanitário fechado.
A Secretaria da Saúde orienta a população a procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer sinal ou sintoma de dengue, como dores no corpo e febre.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade