Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Cidade de Aparecida inaugura sala especializada; outras delegacias da região receberão o serviço em breve
Continua depois da publicidade
Estado amplia serviço DDM On-line para proteção de mulheres | Divulgação/Governo de São Paulo
O estado de São Paulo expandiu o serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica com salas DDM On-line. Isso porque, a partir desta segunda-feira (18/11), a cidade de Aparecida inaugura mais um espaço para acolher essas mulheres.
O serviço, instalado na Delegacia de Polícia do Jardim São Paulo, oferece videoconferências com policiais treinados, garantindo um atendimento mais humanizado e ágil.
Ao buscar auxílio na unidade e relatar ser vítima de violência, a mulher é encaminhada para uma videoconferência com um policial treinado para lidar com esses casos. Assim, o registro da denúncia é feito de forma mais humanizada e cuidadosa.
A tecnologia permite que o boletim de ocorrência seja registrado como se o policial estivesse presencialmente com a vítima.
Ainda caso ela solicite medidas protetivas de urgência, o depoimento é gravado por vídeo, transcrito no sistema e enviado diretamente ao Poder Judiciário para análise e providências.
Além das salas DDMs, a vítima pode optar por registrar o boletim de ocorrência online. O processo pode ser feito por meio do site da delegacia eletrônica da Polícia Civil ou pelo aplicativo SP Mulher Segura.
Ela deverá fornecer alguns dados pessoais, dados do agressor e histórico da ocorrência. Além disso, é possível anexar imagens ao processo e também pedir medida protetiva de urgência.
Veja também como interessados podem fazer inscrições para curso online de introdução à Libras oferecido pelo Governo de São Paulo.
O modelo DDM On-line foi criado para complementar as 141 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) já existentes no estado.
Na região de São José dos Campos, mais quatro salas DDM On-line devem ser abertas até o fim do ano.
De acordo com informações divulgadas pelo governo do Estado, as próximas unidades estarão nas delegacias de Campos do Jordão e Pindamonhangaba.
Além disso, há planos de implementar o serviço em Ituverava, na região de Franca, e em Capivari, Piracicaba. A expansão faz parte do programa estadual “São Paulo por Todas”, uma iniciativa que visa fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres.
O objetivo é aumentar a visibilidade da rede de proteção e acolhimento às vítimas de violência, além de promover ações de autonomia econômica e profissional.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade