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Sistema entrará em operação entre o fim de março e o início de abril | Divulgação/CPTM
A estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante, na zona oeste de São Paulo, receberá um trilho extra para diminuir a lotação das plataformas, em especial no horário de pico. O ramal é administrado pela ViaMobilidade.
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O sistema, chamado de “novo Y da Barra Funda”, entrará em funcionamento entre o fim de março e o início de abril. A via auxiliar ficará localizada na parte final da estação Palmeiras-Barra Funda, entre os trilhos dos sentidos Júlio Prestes e Itapevi.
Com isso, um trem vazio poderá ficar sobre o trilho extra e entrar em operação durante superlotação. A informação foi publicada originalmente pelo UOL, e foi confirmada pela Gazeta.
A concessionária, que costuma ser alvo de críticas por uma série de falhas no sistema, estima que o intervalo entre trens pode ser reduzido de um a dois minutos. Atualmente, o intervalo é de até seis minutos.
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Além disso, o novo sistema pode servir para os trens conseguirem fazer um “retorno” e iniciar a viagem a partir da Barra-Funda, sem precisar ir até a última estação. Atualmente, a linha se conecta somente na estação Júlio Prestes e em Itapevi.
A operação será semelhante ao que já ocorre entre Pinheiros e Varginha, da Linha 9-Esmeralda, também gerida pela ViaMobilidade.
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