Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Estação Santa Cruz, da Linha 4-Lilás, era a mais profunda do metrô, mas será superada por nove plataformas metroviárias
Continua depois da publicidade
Estação Itaberaba-Vila Penteado, da Linha 6-Laranja, conta com 68 metros de profundidade | Divulgação/Linha Uni
A estação mais profunda de São Paulo e da América Latina faz parte da Linha 6-Laranja, ramal que está em construção e promete entregar 15 estações, ligando a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à Estação São Joaquim, no centro.
Continua depois da publicidade
Das 15 novas estações, nove prometem ser mais profundas que a estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, até então a mais profunda de São Paulo.
Com 68 metros de profundidade e 48% de sua construção concluída, a estação Itaberaba-Vila Penteado é a mais profunda de São Paulo e da América Latina, superando a estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, de 41 metros.
A estação fica próxima à Associação Cultural Desportiva Bandeirantes, o Hospital Geral Vila Penteado, que serão conectados diretamente, e a Praça Estrela D’Oeste, além de contar com três vias de acesso.
Continua depois da publicidade
Segundo a Linha Uni, a estação fica o equivalente a um prédio de 22 a 24 andares abaixo do solo, pois a linha atravessa o rio Tietê e as estações Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela) e São Joaquim (Linha 1-Azul).
Fora a estação Itaberaba-Vila Penteado, outras oito estações da Linha 6-Laranja superaram a estação Santa Cruz, que assumia o posto da mais profunda do metrô. Em agosto, a Gazeta mostrou como estava o progresso da Linha 6-Laranja que terá 15 novas estações.
Veja a lista das oito estações e suas profundidades.
Continua depois da publicidade
O texto conta com informações da Linha Uni e da Folha de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade