Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Psicóloga lista como identificar quando o estresse já está passando dos limites e quando procurar ajuda médica
Continua depois da publicidade
Sintomas como tristeza profunda pode indicar que sua saúde mental está entrando em colapso | wayhomestudio/br.freepik.com
A impressão é que o dia amanheceu, mas ainda não começou. Você despertou, mas seu corpo quer voltar para a cama. Você não consegue trabalhar, tem explosões violentas e tenta se isolar o máximo que pode. Atenção! Sua saúde mental está a ponto de entrar em colapso.
Continua depois da publicidade
O "colapso mental" não é mais considerado um transtorno psicológico, mas é um conjunto de sintomas intensos de estresse e incapacidade de lidar com os desafio da vida. Mesmo não sendo uma doença, ele pode ser o princípio de algum transtorno grave ainda não diagnosticado. Assim explica a psicóloga Thaiana Brotto, no site Psicólogo.
"Não há um acordo entre os psicólogos sobre a definição para o que constitui um colapso nervoso. É geralmente visto como um período em que o estresse físico e emocional se tornam intoleráveis. Ficamos temporariamente incapazes de nos controlar, colocando em risco nossa integridade física, inclusive", complementa.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A duração do colapso mental não tem um tempo exato, pode durar algumas horas ou ainda dias, impossibilitando que a pessoa exerça a sua rotina. Os sintomas atrabalham a execução do trabalho, prejudicam os cuidados com a higiene e levam a uma tristeza profunda. Confira outros sintomas, segundo a psicóloga Thaiana Brotto, que sinalizam que sua saúde mental está em risco:
1. Sintomas depressivos, como perda de esperança e pensamentos de suicídio ou autoagressão;
2. Ansiedade, pressão alta, músculos tensos, mãos úmidas, tontura, enjoo, dor de estômago e tremores;
3. Insônia ou outros distúrbios do sono;
4. Alucinações;
5. Humor extremo ou explosões inexplicáveis;
6. Ataques de pânico, que incluem dor no peito, distanciamento da realidade, medo extremo e dificuldade em respirar;
7. Paranoia, como acreditar, por exemplo que alguém está te observando ou perseguindo você;
8. Flashbacks de um evento traumático, que pode sugerir transtorno de estresse pós-traumático não diagnosticado (TEPT).
As pessoas que sofrem um colapso nervoso também podem se afastar da família, amigos e colegas de trabalho. Estes sinais de isolamento podem ser percebidos com as seguintes atitudes: evitar compromissos e eventos sociais; comer e dormir mal; cuidados precários com a higiene; começar a chegar atrasado, ou ainda falta ao trabalho; e isolar-se em sua casa.
Continua depois da publicidade
Ajuda médica
Como identificar que é necessário consultar um psicólogo? Quando saber que os sintomas estão ultrapassandoos limites do nosso corpo? O estresse e o sentimento de incapacidade na hora de resolver as questões da vida são comuns. "E um psicólogo é útil para todas as pessoas, seja para lidar com um transtorno ou para o desenvolvimento pessoal. A terapia ajuda as pessoas a realizarem metas e alcançar melhor seus objetivos", explica Thaiana.
Se você não está lidando com o estresse de maneira saudável e tiver dificuldades em realizar suas tarefas diárias, precisa urgente consultar um psicólogo. Um colapso mental pode ser uma situação pontual ou um sinal de um distúrbio mental mais grave. É importante que você vá ao psicólogo assim que notar sinais de um colapso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade