Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeitura lançou licitação para a requalificação da esquina das avenidas Ipiranga e São João; proposta prevê série de intervenções
Continua depois da publicidade
Paulo Vanzolini | Silvio Tanaka/CC
A Prefeitura de São Paulo lançou neste fim de semana uma licitação pública para a requalificação e valorização da esquina das avenidas Ipiranga e São João, na região central da cidade. O objetivo, segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), é torná-la um novo ponto de visitação para moradores e turistas.
Continua depois da publicidade
"Reforma de calçadas e travessias de pedestres, revestimento das fachadas de prédios que remetam a uma São Paulo antiga, iluminação especial nas paredes externas de edifícios históricos e sinalização em estilo retrô são algumas das ações previstas", informou a prefeitura, em nota.
O projeto propõe ainda para a região da avenida Ipiranga a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da cultura paulistana. Os homenageados serão os compositores Adoniran Barbosa (1912-1982) e Paulo Vanzolini (1924-2013), além de estátuas em homenagem a duas profissões tradicionais: fotógrafo de lambe-lambe e tocador de realejo.
Continua depois da publicidade
Paralelamente a isso, a prefeitura também anunciou que a cidade terá até março do ano que vem cinco estátuas em homenagem a personalidades negras.
A previsão é que todas sejam instaladas até março de 2022. Os homenageados serão a escritora Carolina Maria de Jesus, o músico Geraldo Filme, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, a música e ativista Deolinda Madre (conhecida como madrinha Eunice) e o músico Itamar Assumpção.
Obras na "esquina histórica"
Continua depois da publicidade
Para a requalificação da chamada Esquina Histórica, a SP-Urbanismo, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), desenvolveu uma proposta com o objetivo de qualificar a ocupação dos espaços públicos, fomentar o turismo e destacar o patrimônio da região.
As intervenções estão divididas em duas áreas: na avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a avenida Rio Branco) e na região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias, dos Timbiras e avenida São João.
De acordo com a administração municipal, o projeto prevê na região da avenida Ipiranga a reforma de calçadas, alargamento das vias e renovação dos pisos com acessibilidade e cores diferenciadas. Haverá ainda a implantação de faixa em formato de "x" (diagonal) para tornar mais rápida e segura a travessia.
Continua depois da publicidade
Os postes de iluminação, semáforos e placas de identificação de rua serão substituídos por modelos no estilo retrô inspirados na Capital de décadas atrás. Por fim, os edifícios vão ganhar iluminação cênica.
Já para a área situada entre a rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e avenida São João, a ideia é requalificá-la por meio da ampliação das calçadas, redução das travessias e revitalização dos postes de iluminação existentes e ampliação de novos pontos de luz para pedestres.
A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e implantação de novas árvores estão previstas para as duas áreas alvos do projeto.
Continua depois da publicidade
Edital de Licitação
As empresas interessadas em participar da licitação pública para a requalificação urbana da Esquina Histórica deverão apresentar suas propostas comerciais em 20 de dezembro, entre 9h e 10h, no 15º andar do Edifício Martinelli. O endereço é Rua São Bento, nº 405, no centro da capital paulista.
A abertura dos envelopes ocorrerá a partir das 10h30. Será selecionada a empresa que oferecer o menor preço para a execução dos projetos e intervenções previstas.
Continua depois da publicidade
O valor estimado da contratação é de R$ 5.086.704,85, e o prazo para execução é de 180 dias.
Ruas temáticas
A requalificação urbanística da Esquina Histórica está inserida num plano mais amplo de requalificação do centro que prevê a implementação de ruas temáticas na cidade.
Continua depois da publicidade
No mês de agosto, a prefeitura assinou um Termo de Cooperação com a Federação de Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabras) para a implantação do Boulevard Brás. O projeto de intervenção urbanística, que será 100% custeado pela Fevabras com um investimento de cerca de R$ 15 milhões, pretende transformar a rua Tiers num calçadão exclusivo para pedestres com novo calçamento, paisagismo e aterramento da fiação pública.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade