Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Os vencedores de cada categoria receberão o prêmio de 50 mil dólares e acesso a uma plataforma global de melhores práticas
Continua depois da publicidade
Para comemorar os alunos se reuniram no ginásio e fizeram uma festa | Reprodução/Tv Globo
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada no Tucuruvi, zona norte de São Paulo, está entre as dez escolas finalistas do prêmio “World’s Best School”, “Melhor Escola do Mundo”, em tradução livre. Os vencedores serão anunciados em novembro.
Continua depois da publicidade
Concorrem à premiação, que tem um total de cinco categorias, 50 escolas ao redor do mundo. Para chegar lá, a unidade de ensino integral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) envolveu estudantes, familiares, educadores e membros da comunidade em dois projetos: um clube de xadrez e aulas de atletismo.
Os vencedores de cada categoria receberão o prêmio de 50 mil dólares e acesso a uma plataforma global de melhores práticas.
O prêmio é da T4 Education, uma plataforma global que reúne uma comunidade de mais de 200 mil professores de mais de 100 países para transformar a educação no mundo.
Continua depois da publicidade
A próxima etapa do Prêmio Melhor Escola do Mundo é a votação pública, que ocorre globalmente até 28 de junho. Para votar na Escola Estadual Deputado Pedro Costa, basta acessar o site vote.worldsbestschool.org.
Hoje (13) os alunos descobriram que a escola está concorrendo ao prêmio pela categoria Colaboração Comunitária com unidades de ensino dos: Estados Unidos, Argentina, Peru, Paquistão, Quênia, Suécia e Índia.
Para comemorar os alunos se reuniram no ginásio e fizeram uma festa, no local também estava o secretário da Educação do Governo de São Paulo, Renato Feder.
Continua depois da publicidade
Para o secretário o reconhecimento dos esforços dos estudantes estimula a criatividade na educação.
Desde o ano passado, a Escola Estadual Pedro Costa e outras 60 unidades de ensino fazem parte do “Programa de Apoio às Escolas”, do governo estadual junto à ONG de Parceiros da Educação, que incentiva quatro pilares: gestão; pedagógico; infraestrutura e família; e comunidade.
Segundo o Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), a nota da escola que era 222,2 em 2021, subiu para 246,4 em 2023.
Continua depois da publicidade
Já segundo o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a nota deles passou de 213,65 em 2022, para 228,65 em 2023.
Ainda segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de SP, a nota em 2022 era de 5,23 e em 2023, subiu para 6,18.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade