A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 17 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Entre as 10 melhores praias do mundo, 5 estão no Brasil; veja quais

Quatro das praias brasileiras conquistaram a premiação "Bandeira Azul", uma certificação que reconhece a qualidade ambiental e a sustentabilidade

Yasmin Gomes

19/07/2024 às 18:30  atualizado em 19/07/2024 às 18:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A praia de Itaúna é a mais famosa do município

A praia de Itaúna é a mais famosa do município | Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo o relatório elaborado pelo Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas, o Brasil se destaca mais uma vez no cenário internacional. Entre as 10 melhores praias do mundo, 5 estão em território brasileiro.

Continua depois da publicidade

Praias brasileiras no Top 10

Itaúna, Saquarema (RJ)

A praia de Itaúna é a mais famosa do município. Reconhecida por suas ótimas ondas para o surfe, Itaúna encanta tanto surfistas quanto visitantes que buscam uma praia com beleza natural e estrutura acolhedora.

Praia de ItaunaFernando Frazão/Agência Brasil

Fica separada da Praia da Vila pelo morro onde está situada a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Na ponta a oeste, fica a Barra da Lagoa de Saquarema, onde, frequentemente, ocorrem provas de motocross.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador (BA)

A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades, devido as suas águas calmas, mornas e cristalinas, ótimas para banho, pesca, mergulho e outros esportes náuticos.

Continua depois da publicidade

Praia Nossa Senhora de GuadalupeDivulgação/Fundação Baía Viva

A praia está em uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), na Baía de Todos os Santos. Tem cerca de 50 moradores e, no verão (alta temporada), chega a receber 4 mil visitantes no fim de semana.

Praia de Grumari, Rio de Janeiro (RJ)

Grumari oferece um cenário calmo com suas areias brancas e águas límpidas, ideal para quem procura um refúgio natural dentro da cidade. Apesar de deserta na maior parte dos dias, a praia não fica imune à lotação nos fins de semana de verão.

Praia de GrumariReprodução

A lotação é conforme o limite dos estacionamentos. São 800 vagas (600 em Grumari e 200 na Prainha), as cancelas da Prainha (Avenida Estado da Guanabara, para quem vem do Recreio) e de Grumari (Estrada do Grumari, que dá acesso a Barra de Guaratiba) são fechadas, não permitindo a entrada de carros.

Continua depois da publicidade

Praia do Forno, Búzios (RJ)

A Praia do Forno tem mar tranquilo e cristalino, mas o charme do local é a areia cor-de-rosa. Para chegar, o turista deve ir até a praia dos Anjos, que fica em Arraial do Cabo. No local existem duas opções: uma trilha de 20 minutos ou uma ida de barco, que leva entre 5 e 10 minutos, que custa R$ 10 por pessoa.

Praia do FornoDivulgação/PMB

A faixa de areia é curta, sendo apenas 50 m, e nas pontas há formações rochosas. No canto direto, é possível atravessar as pedras e acessar uma pequena praia que se forma no local durante a maré baixa.

Praia Azeda, Búzios (RJ)

Praia Azeda é conhecida por suas águas calmas e pela atmosfera acolhedora, sendo um dos pontos mais procurados de Búzios para relaxar e apreciar a paisagem.

Continua depois da publicidade

Praia Azeda
Sergio Quissak/PMB

Ideal para crianças, a água é muito calma e começa bem rasa. O único impedimento é o acesso e a longa descida pela escada. Nesse caso, vale pegar um barco até o local.

Outras praias em destaque

Além dessas praias, outras apareceram no ranking entre as 20 melhores. Entre elas estão a Praia do Forte (BA), Praia de Ubás (RJ), Morro de São Paulo (BA), Prainha (RJ) e Costa do Sauípe (BA).

Bandeira Azul: Reconhecimento Internacional

Quatro das praias brasileiras mencionadas conquistaram a premiação “Bandeira Azul”, uma certificação que reconhece a qualidade ambiental e a sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

Este selo é um reconhecimento global, e o Brasil continua a aumentar o número de praias e marinas certificadas. Na temporada passada, 31 praias e 11 marinas brasileiras receberam o selo, com a expectativa de que esse número cresça ainda mais.

A certificação é concedida após uma rigorosa avaliação baseada em 38 critérios, incluindo qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços, além de educação e informação ambiental.

Metodologia

A metodologia usada no ranking é chamada de “Estrutura de Priorização de Praias”, utiliza indicadores que reconhecem os serviços ecossistêmicos das praias, permitindo uma comparação direta entre diferentes locais e ajudando a identificar áreas que necessitam de melhorias.

Continua depois da publicidade

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados