Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Capital de Minas Gerais passou por um referendo no último domingo para troca da bandeira; entenda essa história
Continua depois da publicidade
A nova bandeira foi criada por um designer e viralizou pelas redes sociais | Divulgação
A população rejeitou com acachapantes 84% dos votos a mudança da bandeira de Belo Horizonte nas eleições do último domingo (6/10) – na capital mineira, os eleitores também precisaram decidir em um referendo sobre a troca do estandarte da cidade além de escolher o prefeito e os vereadores. Mas como se iniciou essa história?
Continua depois da publicidade
Em 2022, o designer Gabriel Figueiredo criou por conta própria uma arte para a bandeira, que viralizou pelas redes sociais. O desenho é mais minimalista, sem o brasão da cidade. Segundo o artista, o pendão original traz elementos irrelevantes.
No ano passado, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que torna a imagem o símbolo oficial de Belo Horizonte e, em julho, a lei foi sancionada. Para o texto entrar em vigor, porém, era necessária aprovação popular por meio de referendo que foi feito durante as últimas eleições municipais.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aprovou em abril deste ano a realização de consulta popular sobre a proposta da nova bandeira da capital mineira, o que aconteceu no último domingo.
Continua depois da publicidade
Nas urnas, após os votos para vereador e prefeito, apareceu no fim a pergunta: "Você aprova a mudança da bandeira de Belo Horizonte?".
Com a negativa de 84% do eleitorado, a bandeira instituída em 1995 continua como está. Pelo menos por enquanto.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade