Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Região do extremo-leste de São Paulo possui mais de 9 mil famílias que moram próximas ao Rio Tietê | Agência Brasil
O Jardim Pantanal, bairro localizado no extremo leste de São Paulo, está lidando com alagamentos há seis dias. A região possui mais de 9 mil famílias que moram próximas ao Rio Tietê.
Continua depois da publicidade
Especialistas apontam que um projeto criado na Holanda poderia minimizar os problemas com as enchentes: o pôlder, uma pequena barragem que evita que a água suba rapidamente e invada as casas dos moradores.
A obra foi prometida pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em 2023, mas não foi entregue. Na época, a região estava lidando com as mesmas questões de enchentes e a prefeitura prometeu entregar a obra em 150 dias pelo valor de R$ 6 milhões. Recentemente, a placa que sinaliza a obra foi derrubada pela força das águas.
O projeto é diferente de um piscinão, pois este é subterrâneo, enquanto o pôlder é um muro. Quando o nível da água sobe, ele impede que a água transborde e alague. Na Vila Itaim, bairro próximo ao Jardim Pantanal, existe um funcionando desde 2019.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Secretaria Municipal das Subprefeituras informou que fez outras melhorias na margem do principal córrego do bairro que já estão em operação, mas que o pôlder só entrará em operação em 45 dias.
A Prefeitura também alegou que assinou um contrato para aumentar a capacidade de drenagem da Vila Seabra, Jardim São Martinho e Jardim Helena, onde está situado o Jardim Pantanal, com a construção de novas galerias de águas pluviais e a execução de nova pavimentação em quase 100 ruas. A previsão de entrega das obras é de 12 meses após assinatura da ordem de serviço.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade