Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Chuva preta deve ser intensificada pelas queimadas no interior de São Paulo; entenda o fenômeno
Continua depois da publicidade
Capital e interior de São Paulo podem sofrer com a chuva preta | Ranimiro/Depositphotos
Os meteorologistas apostam que o estado de São Paulo deve sofrer com a chuva preta nos próximos dias. Isso se dá pela combinação da frente fria com os incêndios que atingem boa parte do Estado nos últimos dias.
Continua depois da publicidade
Com a chuva preta e a precipitação de soot (ou fuligem), não deve ser incomum que piscinas, baldes e outras superfícies fiquem com a água escura, praticamente preta. O fenômeno pode acontecer na Capital e no interior.
“Com a enorme quantidade de material particulado na atmosfera pelas queimadas, que deixou a qualidade do ar ruim a muito ruim em várias cidades sob tempo seco e firme, a tendência é que em diversos pontos de São Paulo haja ocorrência de chuva preta com precipitação de soot”, informou o Metsul.
A chuva preta é um fenômeno que ocorre quando a fuligem e outras partículas contaminantes presentes na atmosfera se misturam com a umidade e precipitam sob a forma de chuva.
Continua depois da publicidade
Esse tipo de chuva é indicativo de altos níveis de poluição, e geralmente é observada em locais próximos a áreas industriais, queimadas ou onde há intensa queima de combustíveis fósseis.
Neste momento, uma série de cidades do interior paulista vem sofrendo com queimadas, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criou um gabinete de crise para lidar com a situação.
Deste sábado (24/8) até a próxima quarta-feira (28/8) o estado de São Paulo passará por uma forte onda de frio, devido a uma frente fria que avança do Sul do País.
Continua depois da publicidade
Já a soot, ou fuligem, é um material particulado constituído principalmente de carbono, que se forma como resultado da combustão incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis e biomassa.
Quando esses materiais não queimam completamente, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono e vapor de água, eles produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos.
Soot e chuva preta estão relacionadas especialmente em áreas urbanas e industriais onde há grandes quantidades de poluição no ar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade