Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O Projeto de Lei Complementar 12/24 regulamenta o trabalho de motorista de aplicativo para transporte de passageiros
Continua depois da publicidade
O Projeto de Lei Complementar 12/24 regulamenta o trabalho de motorista de aplicativo para transporte de passageiros | Thiago Neme/Gazeta de S.paulo
Nesta terça-feira (2), motoristas de aplicativos se reuniram em frente à Praça Charles Miller, no Pacaembu, para protestar contra a Projeto de Lei Complementar. De acordo com as entidades o ato de hoje faz parte de uma série de manifestações previstas para os próximos dias em diversas cidades contra a regulamentação defendida pelo governo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
O Projeto de Lei Complementar 12/24 regulamenta o trabalho de motorista de aplicativo para transporte de passageiros. O objetivo, de acordo com o Poder Executivo, é garantir aos motoristas um pacote de direitos trabalhistas e previdenciários sem interferência na autonomia que eles têm para escolher horários e jornadas de trabalho.
Pela proposta, o motorista será remunerado por hora, cerca de R$ 32,10, além de ter que pagar uma contribuição previdenciária. Os motoristas que protestam acham o valor muito baixo e argumentam que a proposta do governo acaba com a autonomia dos motoristas. Os custos da contribuição do INSS também não agradam.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O presidente do Sindicato já afirmou que, diante da polarização política, há muita desinformação circulando na internet sobre a proposta, o que dificulta o apoio à medida. O texto conta com informações da "CBN."
A proposta do governo federal também foi elogiada pela Uber. A empresa classificou como um marco visando uma regulamentação equilibrada do trabalho intermediado por plataformas.
Continua depois da publicidade
Um abaixo-assinado criado pela equipe do vereador Marlon Luz tem mais de 77 mil assinaturas contra o projeto.
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade