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Cotidiano
Penalidade foi aplicada por conta das falhas na prestação de serviço, nesta terça-feira, e publicada no Diário Oficial da União;
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Enel foi multada em R$ 13.067.441,04 pela Secretaria Nacional do Consumidor | Divulgação/Enel
A Enel Distribuição São Paulo, responsável por fornecer energia elétrica na Capital e na Grande São Paulo, foi multada em R$ 13.067.441,04 pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) por conta das falhas na prestação de serviço.
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A penalidade foi aplicada nesta terça-feira (4/6) e publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a Senacon, a decisão considera “a gravidade da prática infrativa, a extensão do dano causado aos consumidores, a vantagem auferida, a condição econômica da empresa e os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”.
O valor da multa é o máximo que pode ser aplicado pela Senacon.
A privatização da Eletropaulo, antiga responsável pela gestão de energia elétrica de São Paulo, começou em 1995, no governo Mário Covas (PSDB).
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Atualmente, a concessionária também atende o Rio de Janeiro e o Ceará.
A Prefeitura de SP voltou a pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a rescisão contratual da concessão de energia elétrica à Enel na capital paulista. A ação ocorreu após os inúmeros e frequentes problemas de falta de energia na cidade.
Segundo o G1, o Procon de São Paulo já multou a Enel em mais de R$ 51 milhões em cinco anos pelo problema, por cobranças indevidas e problemas na leitura do medidor de consumo mensal.
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Veja as multas:
Ano | Valor inicial | Valor atual | Valor pago | Status do pagamento |
2024 |
12.914.591,84 Continua depois da publicidade |
12.914.591,84 |
0 |
Dentro do prazo recursal Continua depois da publicidade |
2023 |
12.793.962,68 |
12.793.962,68 Continua depois da publicidade |
0 |
Dentro do prazo recursal |
2021 Continua depois da publicidade |
1.490.548,40 |
1.490.548,40 |
0 Continua depois da publicidade |
Suspenso por ação judicial |
2021 |
10.779.044,27 Continua depois da publicidade |
11.941.653,22 |
0 |
Prazo para pagamento (2ª instância) Continua depois da publicidade |
2020 |
10.155.730,94 |
10.255.569,90 |
0 |
Suspenso por ação judicial |
2020 |
10.214.983,98 |
10.255.569,90 |
0 |
Suspenso por ação judicial |
2019 |
5.019.653,33 |
5.019.653,33 |
0 |
Inscrito na dívida ativa |
Além das multas, a concessionária também já recebeu 54.848 reclamações de consumidores por cobranças de atendimento, qualidade de serviço, contrato, informação, saúde e segurança.
A empresa ANEEL também multou a distribuidora em R$ 165,8 milhões, no mês de fevereiro, devido a falhas e a demora no restabelecimento de energia elétrica ao longo dos dois últimos anos na região da Grande São Paulo.
O órgão considera que a Enel prestou “serviço inadequado” durante o período, descumprindo uma cláusula do contrato de concessão e uma resolução da ANEEL que estabelecem como dever da concessionária "assegurar a regularidade, continuidade, eficiência, segurança” na prestação dos serviços.
*Texto sob supervisão de Lara Madeira
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