Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Evento reúne órgãos públicos para compartilhar experiências e fortalecer a colaboração entre instituições
Continua depois da publicidade
Evento ocorre até quinta-feira (14/11) | Daniel Villaça/Gazeta de S. Paulo
A solenidade de abertura do 9° Encontro Nacional dos Tribunais de Contas ocorreu nesta terça-feira (12/11) em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, que ocorre até quinta-feira (14/11), reúne órgãos públicos para discutir questões públicas, compartilhar experiências e fortalecer a colaboração entre as instituições.
Continua depois da publicidade
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux, além dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, Benjamin Zymler e Antonio Anastasia participarão de debates sobre o tema “Controle externo, diálogos institucionais e efetividade das políticas públicas” até o último dia de evento.
Durante as atividades, no Mabu Thermas Grand Resort, os participantes podem ouvir palestras, assistir a apresentações de projetos e conhecer as boas práticas do Sistema Tribunais de Contas.
Esta edição ainda proporciona um espaço de debate sobre o papel dos Tribunais de Contas na administração pública e na implementação de políticas nas áreas de saúde, educação e segurança.
Continua depois da publicidade
Além disso, o encontro terá imersão em obra enviada ao espaço pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), um cubo de LED que projeta a obra “The Human Cell Atlas”, de autoria do Ouchhh Studio.
A obra combina arte e ciência, representando a complexidade e a beleza das células humanas. Em 2023, tornou-se a primeira obra de arte criada por inteligência artificial a ser levada ao espaço. Ela estava a bordo do foguete SpaceX Falcon 9.
No primeiro dia de evento, segunda-feira (11/11), ocorreu a palestra “Arte e dados: a revolução da inteligência artificial”, ministrada por Ferdi Alici, referência mundial em arte digital e experiências imersivas.
Continua depois da publicidade
A palestra abordou como a inteligência artificial tem impactado social e economicamente a sociedade. Para exemplificar as mudanças, Alici apresentou dados sobre as mudanças climáticas no Brasil ao longo do tempo a partir de informações captadas por 20 satélites da NASA.
Além disso, ele falou sobre como a arte, tradicionalmente feita por humanos, também está passando por transformações influenciadas pela tecnologia.
O advogado Bruno Camargo, da Associação Brasileira das Agências e Veículos especializados em Publicidade Legal (ABRALEGAL), também participou do Encontro, nesta terça-feira (12/11), e comentou sobre a importância do evento. Confira:
Continua depois da publicidade
Veja o que terá nos próximos dias de evento:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade