Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tire todas as dúvidas sobre o empréstimo | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Ministério da Cidadania liberou a partir desta terça-feira (27) a oferta de empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Até então, o governo não permitia que bancos oferecessem o empréstimo porque a taxa de juros para contratação não estava definida. Nesta terça, ficou estabelecido que os beneficiários não poderão pagar juros maiores do que 3,5% ao mês.
Continua depois da publicidade
O que é o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Em agosto foi criada a lei que rege o oferecimento de empréstimo pelos bancos às mais de 20 milhões de famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda.
De quanto será o empréstimo
Continua depois da publicidade
A lei permite que os beneficiários do Auxílio Brasil possam solicitar o consignado de até 40% do valor do repasse permanente de R$ 400. Desta forma, o cidadão poderá ter até R$ 160 neste modelo de empréstimo. O prazo do empréstimo será de 24 meses.
Como obter o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
O beneficiário do Auxílio Brasil deve procurar uma das instituições financeiras habilitadas a oferecer o empréstimo, entre elas, estão a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Continua depois da publicidade
Quais são os requisitos para obter o empréstimo?
O beneficiário deverá responder a um questionário que medirá os seus conhecimentos sobre educação financeira, a fim de evitar que se prejudique com um endividamento excessivo desencadeado pela obtenção do empréstimo.
É importante lembrar que, não há possibilidade de o beneficiário não conseguir pagar pelo empréstimo, pois o pagamento é feito por desconto direto no valor das parcelas do Auxílio Brasil que o cidadão já recebe.
Continua depois da publicidade
Possíveis golpes
Os cidadãos devem ficar atentos a possíveis golpes envolvendo o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. O limite dos juros seja fixado pelo Governo é de 3,5% ao mês. Por isso, caso o beneficiário receba ofertas com taxas de juros maiores do que esta, é preciso analisar com atenção.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade