Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Centro histórico de Embu das Artes atrai diversos turistas para o município aos fins de semana | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A cidade de Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora nesta terça-feira (18/2), 66 anos de emancipação político-administrativa.
Continua depois da publicidade
Com uma população estimada em 250.691 e distribuída em uma área de 70,4 km², segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é considerada jovem, mas enfrenta dificuldades típicas de grandes metrópoles.
Neste ano, o município passou a ter uma nova administração, com o prefeito Hugo Prado (Republicanos). Ele sucede Ney Santos (Republicanos), que comandou a prefeitura por oito anos.
O município faz divisa com a Capital, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra e, apesar do crescimento nos últimos anos, ainda conserva características de cidades do interior paulista, como parques e áreas verdes, além de um conservado centro histórico.
Continua depois da publicidade
E são justamente as feiras de arte e artesanato realizadas no Centro Histórico da cidade que atraem inúmeros turistas para o município.
Segundo a prefeitura, cerca de 100 mil turistas visitam a cidade só aos finais de semana. Os principais pontos visitados são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Largo dos Jesuítas, 67, a Capela de São Lázaro, na rua da Matriz, 111, e o Centro Cultural Mestre de Assis, no Largo 21 de Abril, 29, região central.
Mas a relação do município com a arte, não fica restrita apenas aos dias da feira. Embu das Artes respira cultura e o artesanato. Não à toa, a cidade foi destaque no ranking de turismo voltado para a terceira idade, elaborado pela revista Melhor Viagem.
Continua depois da publicidade
O centro histórico de Embu das Artes também é um atrativo turístico cultural relevante. Com construções que datam de mais de cinco séculos, a área preserva o charme de tempos passados, com ruas de paralelepípedos, casarões coloniais e igrejas antigas.
Por ser uma estância turística, Embu das Artes também possui infraestrutura preparada para o turismo, com restaurantes e pousadas que complementam a experiência dos visitantes.
Os moradores de Embu das Artes não terão uma programação especial de aniversário da cidade neste ano.
Continua depois da publicidade
A prefeitura cancelou a programação de festa que estava prevista.
Também foram canceladas as festividades do Carnaval 2025, após os estragos causados por fortes chuvas neste mês. O prefeito, Hugo Prado (Republicanos), decretou estado de emergência.
Em virtude do aniversário, a prefeitura não funcionará nesta terça-feira (18/2). O atendimento será retomado nesta quarta-feira (19/2), a partir das 8h30.
Continua depois da publicidade
Os serviços essenciais e de interesse público, como prontos-socorros, Guarda Civil Municipal (GCM), serviço funerário, Defesa Civil e SAMU atenderão normalmente e sem interrupção. O restaurante popular Josué de Castro, por outro lado, não atenderá.
Hugo Prado disse em entrevista exclusiva à Gazeta que sempre estará ao lado da população de Embu das Artes.
“Quero agradecer a população de Embu das Artes. Uma população que sempre me acolheu e me abraçou. Eu sempre falo para eles [população] que problemas nós vamos ter. A grande diferença é que a gente sempre vai encarar de frente, e eu estarei ao lado da população. Meu mandato foi dado após uma votação histórica. Eu vou trabalhar para quem votou em mim e para quem também não votou”, disse o chefe do Executivo.
Continua depois da publicidade
O prefeito da cidade, Hugo Prado, já foi vereador em Embu das Artes, presidente da Câmara e disputou em 2018 uma vaga para deputado estadual - obteve mais de 46 mil votos -, mas não foi eleito.
Durante entrevista ao programa “De Olho no Poder”, veiculado pelo YouTube da Gazeta, em julho do ano passado, Hugo Prado pontuou que suas prioridades serão levar o Metrô e um hospital geral para Embu das Artes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade