A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Embu das Artes inicia testes em janeiro para gratuidade no transporte municipal

Projeto, que beneficiará mais de 1 milhão de passageiros por mês, foi aprovado em 14 de dezembro pela Câmara Municipal de Embu das Artes

Maria Eduarda Guimarães

23/12/2022 às 16:24  atualizado em 23/12/2022 às 16:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Os detalhes sobre os testes serão divulgados após a primeira quinzena de janeiro

Os detalhes sobre os testes serão divulgados após a primeira quinzena de janeiro | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

A partir de 16 de janeiro de 2023, a cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, iniciará os testes para a implantação da gratuidade em todos os ônibus minicipais. Os detalhes serão divulgados após a primeira quinzena de janeiro.

Continua depois da publicidade

No dia 14 de dezembro, a Câmara Municipal de Embu das Artes aprovou o projeto de lei que cria a tarifa gratuita no transporte municipal

No começo do mês, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, havia se reunido com o vice-prefeito Hugo Prado e juntos anunciaram que começaram o estudo para a implantação da tarifa zero no transporte municipal. A ideia é que o programa, que beneficiará mais de 1 milhão de passageiros por mês, entre em vigor até o segundo semestre de 2023.

Nas redes sociais, o prefeito declarou que o projeto será comandado pelo seu vice. “Estou dando ao Hugo Prado a missão, até porque ele é o nosso coordenador de planejamento estratégico, para que ele faça todo o estudo, todas as visitas”

Continua depois da publicidade

Ney Santos ainda garantiu que, se possível,  irá fazer audiências públicas, orçamento participativo e conversará com a população para conseguir achar um meio de garantir a gratuidade do transporte municipal de Embu das artes.

“Nós vamos trabalhar muito para transformar esse sonho de um transporte público de qualidade e acima de tudo gratuito para o nosso embuense”, afirmou o vice-prefeito e responsável pelo projeto. 

Gratuidade no transporte municipal de Taboão da Serra

Continua depois da publicidade

O prefeito Aprígio já elegeu a principal bandeira para seu mandato. A tarifa zero nos ônibus circulares de Taboão da Serra já está em estudo e a prefeitura admite que a implantação pode acontecer ainda em 2023.

Antigo sonho de Aprígio, a proposta de gratuidade no transporte municipal faz parte do seu plano de governo desde 2016 e pode ser concretizada já no próximo ano. Os ônibus circulares de Taboão da Serra, que atualmente tem tarifa de R$ 5, e são operados pelas viações Pirajuçara e Fervima, deverão receber subsídios para a concessão do benefício.

Ao Portal O Taboanense Aprígio disse que o projeto é viável e que as secretarias da prefeitura de Taboão da Serra estão trabalhando para concretizar esse benefício à população. “Pedi que sejam feitos todos os estudos necessários e entendemos que essa seria uma grande benfeitoria para nossa população. A tarifa zero faz parte do nosso Plano de Governo e vamos nos esforçar para realizar essa nossa proposta”, disse.

Continua depois da publicidade

O prefeito já autorizou a realização de um estudo de impacto financeiro, mas os primeiros números mostram que a implantação do projeto é possível. O Orçamento Municipal de Taboão da Serra para 2023 é estimado em 1,5 bilhão, recorde de arrecadação na história do município.

Segundo secretários, Aprígio espera o estudo de viabilidade para anunciar os próximos passos, mas o benefício deverá ser implantado por fases durante o próximo ano. O secretário Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei Santos, afirmou que a experiência durante os dias de votação nas últimas eleições foram muito positivos.

“Aprígio ficou muito feliz com o resultado [da gratuidade no dia das eleições] e determinou que a Secretaria de Transportes aprofundasse os estudos de impacto financeiro para verificar a possibilidade de custearmos as passagens de ônibus nas linhas circulares. Assim o fizemos, e os números preliminares receberam a aprovação do prefeito, que nos pediu brevidade na conclusão dos trabalhos”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados