A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 26 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Embu das Artes completa 60 anos nesta segunda

CIDADE DAS ARTES. Município com 270 mil habitantes ocupa uma área de 70,4 km e enfrenta problemas de grandes metrópoles

Matheus Herbert

16/02/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A marca de Embu das Artes é a Feira de Artes e Artesanato realizada todos os dias no centro histórico

A marca de Embu das Artes é a Feira de Artes e Artesanato realizada todos os dias no centro histórico | / Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O município de Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora nessa segunda-feira, dia 18 de fevereiro, 60 anos de emancipação política-administrativa. Com uma população estimada em 270 mil e distribuída em uma área de 70,4 km², segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade mesmo que considerada jovem enfrenta dificuldades de grandes
metrópoles.

Continua depois da publicidade

O município faz divisa com a Capital, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra e apesar do crescimento nos últimos anos ainda conserva características de cidades do interior paulista, como parques e áreas verdes, além de um conservado centro
histórico.

Uma das marcas de Embu das Artes, se não a principal é a Feira de Artes e Artesanato realizada todos os dias no centro histórico. A feira atrai turistas de todo o Estado e até de outros países.

De 2010 para o ano passado, a população cresceu em Embu das Artes cerca de 13%. Há 19 anos a população era de 240 mil. Com uma alta populacional, problemas como falta de vaga em creche, lotação em postos de saúde, aumento nos casos de violência e construção de moradias em áreas de risco passaram a ser os desafios dos prefeitos.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à Gazeta, o atual prefeito do município metropolitano, Ney Santos (PRB) disse que a gestão reconhece os desafios e tem se esforçado para deixar um legado. "Administrar uma cidade como Embu das Artes é um desfio diário. A nossa gestão recebeu as contas públicas com uma grande dívida que ultrapassava os R$ 240 milhões, o que sem dúvidas nos fez entender que o maior problema a ser enfrentado é o financeiro. E temos feito esse enfrentamento desde o primeiro dia de governo, congelando contratos, diminuindo os cargos comissionados entre outras ações. Temos administrado com muita seriedade e compromisso o dinheiro da nossa cidade", disse Ney Santos.

"Eu amo Embu das Artes mas sabemos que muitas coisas precisam melhorar, como o turismo. Eu desejo que o número de turistas cresça mais este ano. Muitas vezes somos lembrados apenas quando acontece alguma tragédia", disse Moisés Ribeiro Miranda de 62 anos e que mora desde os 14 anos em Embu das Artes.

E são justamente as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico na cidade, na região central que atraem inúmeros turistas para o município. De acordo com a prefeitura, cerca de 100 mil turistas visitam a cidade só aos finais de semana. Os principais pontos visitados são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Largo dos Jesuítas, 67, a Capela de São Lázaro, na rua da Matriz, 111 e o Centro Cultural Mestre de Assis, no Largo 21 de Abril, 29, região central.

Continua depois da publicidade

"Tudo que eu conquistei foi aqui em Embu das Artes, então devo muito a essa cidade e amo o meu município, porém é preciso dar um atenção a ela. A cidade precisa de uma manutenção e investimentos em cultura, turismo e segurança", disse Silvia Mercedes de 56 anos e que mora há mais de 30 na região central do município.

Ainda segundo o prefeito, no mês de aniversário diversas obras estão programadas para serem entregues à população. "Nesses 60 anos vamos entregar 119 apartamentos para famílias que moram hoje em local de risco, iniciaremos a obra do campo do Jardim Dom José, que receberá reforma total e grama sintética, entregaremos a quadra da escola Elza Marreiro no Jardim do Colégio e inauguraremos a subsede da guarda municipal no Jardim Santa Emília. Desejo a minha querida Embu das Artes muita prosperidade e desenvolvimento, cidade essa que nasci e fui criado, sou filho legitimo da periferia Embuense, conheço cada dificuldade e tenho certeza que estamos no caminho certo", complementou Ney Santos.

Sessão solene.

Continua depois da publicidade

Além das entregas das obras, a Prefeitura de Embu das Artes informou que uma sessão solene de aniversario será realizada na Câmara no dia 23 de fevereiro as 10h.
(Matheus Herbert)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados