A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Embu das Artes comemora 63 anos nesta sexta-feira; confira programação especial

Município na região sudoeste da Grande São Paulo conta com uma população estimada em 279 mil distribuída em uma área de 70,4 km²

Matheus Herbert

18/02/2022 às 09:18  atualizado em 18/02/2022 às 13:43

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
E são justamente as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico na cidade que atraem inúmeros turistas para o município

E são justamente as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico na cidade que atraem inúmeros turistas para o município | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O município de Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora hoje, dia 18 de fevereiro, 63 anos de emancipação política-administrativa. Com uma população estimada em 279 mil e distribuída em uma área de 70,4 km², segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade considerada jovem enfrenta dificuldades de grandes metrópoles. A cidade é administrada desde o ano de 2017 por Ney Santos, do Republicanos. Veja programação especial no fim do texto.

Continua depois da publicidade

O município faz divisa com a Capital, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra e, apesar do crescimento nos últimos anos, ainda conserva características de cidades do interior paulista, como parques e áreas verdes, além de um conservado centro histórico.

E são justamente as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico na cidade que atraem inúmeros turistas para o município. De acordo com a prefeitura, cerca de 100 mil turistas visitam a cidade só aos finais de semana. Os principais pontos visitados são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Largo dos Jesuítas, 67, a Capela de São Lázaro, na rua da Matriz, 111, e o Centro Cultural Mestre de Assis, no Largo 21 de Abril, 29, região central.

Apresentações culturais.

Continua depois da publicidade

Para comemorar a data, artistas da cidade vão se apresentar no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, Largo 21 de Abril, 29. Confira a programação:

15h00 – Abertura
15h15 – Dança
15h30 – Música (violino)
15h45 – Balé
16h00 – Literatura de cordel
16h15 – Música (saxofone)
16h30 – Dança cigana
16h45 – Música (violão)
17h00 – Banda Municipal de Embu das Artes

“Na minha opinião um dos melhores presentes que um gestor pode dar para o aniversário de uma cidade é fazer o que estamos fazendo através do nosso mandato que é trazer o desenvolvimento. Assim a nossa cidade continua avançando da forma que tá avançando. Quero chamar a atenção de vocês para todas as obras e empreendimentos importantes que nós trouxemos. Foram mais de 6 mil CNPJs, mais de 30 mil vagas de emprego. Quero agradecer a todos que compõem a nossa gestão e tenho certeza que ainda tenho muito para contribuir para a nossa cidade”, disse o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos.

Continua depois da publicidade

História de Embu das Artes.

A emancipação político-administrativa da cidade de Embu das Artes ocorreu em 1959 por iniciativa de emancipadores locais.

A autonomia conquistada após à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

Continua depois da publicidade

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1º de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.

Em 2011, por meio de plebiscito, os moradores decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados