Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Soluções e estratégias rondam plano de projeto que visa trazer mais acessibilidade a cidade e região
Continua depois da publicidade
Parque Tecnológico de São José dos Campos cederá espaço para estudo de conglomerado | Divulgação/PMSJC
Na cidade de São José dos Campos, no conhecido Parque Tecnológico da cidade, as empresas Claro, Embratel e Ericsson se uniram para o desenvolvimento através de testes e validação de resolução que envolvam 5G. Entre essas tecnologias estão a Internet das Coisas (IoT) e a IoT-Mobile (IoT-M). O principal objetivo é atender as necessidades do mercado corporativo.
Continua depois da publicidade
Os principais segmentos a serem contemplados são a indústria 4.0, o agronegócio, a área de saúde, educação e o planejamento para uma smart city.
De acordo com os desenvolvedores, identificar empresas e instituições científicas e tecnológicas associadas ou não ao Parque é o primeiro e principal passo. A partir disso, partirão para cocriações de sensores até robôs que se utilizem das características de baixa latência e board de computação.
Como um método de viabilizar o projeto, um ambiente físico de teste e desenvolvimento deve ser instalado no complexo de inovação e empreendedorismo da cidade.
Continua depois da publicidade
O local rodará na frequência 3,5GHz, usando 5G Standalone, a partir de licença científica concedida pela Anatel à Claro, para fins de uso experimental.
A empresa Ericsson ficará responsável pela infraestrutura 5G que será instalada. Já a Embratel ficará com a parte de integração das tecnologias desenvolvidas, oferecendo soluções para uma evolução digital aos segmentos da economia determinados. Por fim, fica a cargo do Parque Tecnológico permir acesso aos negócios que queiram compartilhar informações sobre seus processos produtivos e realizar testes ou projetos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade