Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Desde domingo (19), o secretário de Prefeituras Regionais, Thiago Leal, esteve nos pontos atingidos junto com as equipes da Prefeitura Regional dos Morros e da Defesa Civil
Continua depois da publicidade
Apesar do grande volume de chuva registrado na Cidade, as ocorrências não resultaram em acidentes com vítimas nem desalojaram moradores das áreas de morros ou encostas | Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos
As equipes da Prefeitura de Santos estão dando continuidade nesta segunda-feira (20) às vistorias e atendimentos emergenciais dos pontos que sofreram com deslizamentos e quedas de árvores no final de semana. Apesar do grande volume de chuva registrado na Cidade, as ocorrências não resultaram em acidentes com vítimas nem desalojaram moradores das áreas de morros ou encostas.
Continua depois da publicidade
"Leia esta matéria também no Diário do Litoral".
De acordo com a Defesa Civil de Santos, o acumulado de chuva das últimas 72 horas é de 185,0 milímetros e, nos últimos 30 dias, de 345,4 mm. Até o momento, foram registrados deslizamentos de terra de pequeno porte na Rua 6, no Morro do Pacheco, e de médio porte na Rua Romeu Acceturi, no Marapé. Em todas as ocorrências, as equipes da Prefeitura já realizaram a remoção dos detritos e seguem monitorando a situação.
Desde domingo (19), o secretário de Prefeituras Regionais, Thiago Leal, esteve nos pontos atingidos junto com as equipes da Prefeitura Regional dos Morros e da Defesa Civil. Na manhã desta segunda (20), ele acompanhou os trabalhos de limpeza e avaliação da Rua Romeu Acceturi (Marapé), que se concentravam na retirada de terra, pedras e árvores.
Continua depois da publicidade
“Junto com as equipes técnicas, avaliaremos a necessidade de uma nova intervenção nesta área, mas o que podemos garantir é que a obra realizada em 2019 garantiu que o estrago não fosse maior”, disse Leal, se referindo aos dois muros de contenção erguidos no trecho, os quais auxiliaram na estabilidade do terreno e direcionando as águas da chuva à rede de drenagem.
Segundo o prefeito regional dos Morros, Leandro Vasconcelos, todos os endereços que sofreram com algum tipo de deslizamento ou queda de árvores, como a Avenida Brasil (Morro Nova Cintra) e viela Armando Luiz, na Vila Lindóia (Morro São Bento), já passaram por visitas das equipes técnicas. “Em conjunto com a Defesa Civil, estamos levantando as necessidades de obras mais urgentes para garantir ainda mais segurança para os moradores dos morros e das encostas”.
MONITORAMENTO.
No total, a Cidade registrou seis ocorrências relacionadas à queda de troncos e galhos, que atingiram também os bairros Santa Maria, Campo Grande, Vila Mathias e Aparecida.
Continua depois da publicidade
O coordenador de risco da Defesa Civil, José Carlos Turziani da Silva, ressalta que os investimentos em infraestrutura e monitoramento nas áreas de encosta são realizados de maneira contínua pelo Município, o que contribuiu para que não houvesse ocorrências de maior gravidade.
“Tivemos somente ocorrências de pequeno porte que, felizmente, não resultaram em desalojamento de moradores”, destaca Silva, que orienta a população para acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 a qualquer sinal de problema ou anormalidade em suas residências relacionadas às chuvas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade