Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Cadastro de imóveis para a Linha 19-Celeste ocorre até 15 de outubro; conclusão do projeto está previsto para 2030
Continua depois da publicidade
Governo de São Paulo divulgou novo mapa de estações da linha 16-Violeta | Monise Souza/Gazeta de S. Paulo
O Metrô de São Paulo começará o processo de cadastramento dos imóveis que serão desapropriados para a construção da nova Linha 19-Celeste e a extensão da Linha 2-Verde até o bairro Cerro Corá a partir desta terça-feira (3/9).
Continua depois da publicidade
Este cadastramento, que se estenderá até o dia 15 de outubro de 2024, tem como objetivo organizar e agilizar as desapropriações necessárias para o avanço das obras.
Os imóveis a serem cadastrados estão em regiões específicas definidas pelos Decretos de Utilidade Pública emitidos este ano. São eles:
Durante o cadastramento, representantes do Metrô entregarão pessoalmente uma carta aos moradores dos imóveis afetados, sejam eles proprietários ou inquilinos.
Continua depois da publicidade
Esta carta, assinada pelo coordenador da área, é acompanhada da coleta de informações socioeconômicas e orientações sobre o processo de desapropriação.
A Linha 19-Celeste, e, que a fase de desapropriação começou em maio, ligará o centro de São Paulo à cidade de Guarulhos, passando por áreas importantes como a zona norte da capital e o Shopping Internacional em Guarulhos.
Esta linha, quando concluída, integrará as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, com ponto de partida no Anhangabaú, próximo ao Terminal Bandeira.
Continua depois da publicidade
Além disso, uma nova estação será construída no bairro do Pari, nas proximidades da Feirinha da Madrugada, oferecendo conexão com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O projeto também inclui a construção de um pátio para estacionamento e manutenção de trens, a criação de 15 novas estações (cinco delas em Guarulhos) e a aquisição de uma frota completamente nova.
As obras civis estão previstas para começar em 2025, após a concessão do ramal para a iniciativa privada, com a conclusão do projeto estimada para o ano de 2030.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade