A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 04 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Em estado de emergência, Taboão da Serra reforça pedidos de doação; veja como ajudar

Mais de 300 imóveis foram atingidos pelas enchentes após fortes chuvas na cidade

Matheus Herbert

04/02/2025 às 15:40  atualizado em 04/02/2025 às 15:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Equipes da Prefeitura de Taboão da Serra trabalham no rescaldo na região central na manhã desta terça (4/2)

Equipes da Prefeitura de Taboão da Serra trabalham no rescaldo na região central na manhã desta terça (4/2) | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O município de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, foi castigado pelas fortes chuvas dos últimos dias. Na manhã desta terça-feira (4/2), os moradores atingidos pelas enchentes contabilizavam os prejuízos e tentavam se reerguer.

Continua depois da publicidade

“A chuva foi forte demais e rapidamente tudo estava alagado. A água ultrapassou mais de 1 metro no meu estabelecimento. A sorte que tinha um veículo aqui e eu já conversei com o proprietário. Agora, os trabalhos se concentram na limpeza, manutenção e reconstrução. Tudo isso leva dinheiro”, disse o comerciante Washington Silva, de 45 anos. 

Washington é proprietário de uma mecânica na rua do Carmo, um dos pontos mais atingidos na região central de Taboão da Serra

Nesta segunda-feira (3/2), o prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (União Brasil), decretou estado de emergência na cidade. Mais de 300 imóveis foram atingidos pela enchente. Na cidade vizinha, em Embu das Artes, a prefeitura também decretou estado de emergência

Continua depois da publicidade

Segundo o gestor, em cinco horas choveu 122 mm, o que ocasionou os alagamentos e inundações no município.

Os pontos mais atingidos foram a região Central, Jardim Intercap, Jardim São Matheus, Jardim Silvio Sampaio, Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga Régis Bittencourt BR-116), rua Santa Luzia, rua Getúlio Vargas e rua João Batista de Oliveira.

Para atender as vítimas, a Administração lançou um mutirão de doações. Os itens podem ser entregues no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, na rua José Francisco dos Santos, nº 120 no Jardim Helena ou na sede do Fundo Social de Solidariedade de Taboão da Serra, na rua Marechal Floriano Peixoto, nº 242 no Jardim Saporito. 

Continua depois da publicidade

Doação alagamento Taboão da Serra Prefeitura de Taboão da Serra montou um ponto de doação no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, no Jardim Helena. Fotos: Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo 

O atendimento no ginásio é das 7h às 23h e no Fundo Social, das 8h às 17h.  

Na manhã desta terça-feira, a reportagem da Gazeta acompanhou as doações no Ginásio de Esportes Ayrton Senna e, em seguida, a entrega às famílias na região central de Taboão da Serra.

Doação alagamento Taboão da SerraFamílias da região central recebendo doações na manhã desta quinta-feira em Taboão da Serra. 

Quem quiser pode contribuir doando:

Continua depois da publicidade

  • alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, macarrão, molho de tomate, leite em pó;
  • água mineral; 
  • itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dentes, creme dental, shampoo, etc;
  • produtos de limpeza;
  • ração para animais;
  • colchões;
  • roupas, cobertores e calçados novos ou usados em bom estado.

A Defesa Civil e as Secretarias de Obras, Manutenção, Saúde e Assistência Social seguem em regime de plantão para oferecer suporte aos moradores. Se necessário, a população deve solicitar auxílio à Defesa Civil pelos números (11) 4701-0655 ou pelo 199.

Confira nota na íntegra da Prefeitura de Taboão da Serra: 

“A Prefeitura de Taboão da Serra informa que a Defesa Civil e as Secretarias de Saúde, Manutenção, Obras e Assistência Social estão trabalhando em diversos pontos da cidade para minimizar os problemas causados pela chuva.

O prefeito Engenheiro Daniel publicou hoje, 3 de fevereiro, o Decreto n.º 12/2025, que decreta situação de emergência no município, permitindo o atendimento das famílias com ainda mais celeridade.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria de Obras, em cinco horas choveu torrencialmente, quase 200 milímetros, o que fez os quatro piscinões do município encherem. O rio Pinheiros não suportou as chuvas e transbordou, o que,  consequentemente, resultou no transbordamento do Córrego Pirajuçara e o alagamento de importantes vias da cidade.

As regiões mais afetadas pelas chuvas foram o Largo do Taboão, Vila Santa Luzia, Jardim São Matheus, Silvio Sampaio, Jardim Bontempo, e importantes vias como a Avenida Aprígio Bezerra da Silva, Rua João Batista de Oliveira, Rua Getúlio Vargas, entre outras.

Ao todo, a Defesa Civil recebeu mais de 50 chamados de diversas naturezas, sendo o principal deles o resgate de pessoas que ficaram ilhadas. Todas as ocorrências sem mortes.

Continua depois da publicidade

Cerca de 500 residências foram atingidas pelas chuvas e aproximadamente 20 imóveis foram interditados pela Defesa Civil. Ainda não se sabe se as famílias irão para casa de parentes. Se necessário, as pessoas desabrigadas serão acolhidas no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, no Jardim Helena.

A Prefeitura realizou a distribuição de marmitex, pães, colchonetes, água mineral, kits de limpeza com balde, cândida, sabão, pano de chão, desinfetante, detergente, entre outros itens.

A Secretaria de Assistência Social está fazendo o cadastro das famílias afetadas pelas chuvas e solicitará os benefícios que forem necessários para o atendimento da população, bem como a entrega de cestas básicas.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde passou a noite nas áreas afetadas e disponibilizou uma ambulância para o atendimento dos moradores.

A Pasta levou o Consultório Móvel às regiões atingidas para consulta com médico, aplicação de vacina, distribuição de hipoclorito e orientou a população quanto aos riscos da leptospirose e outras doenças associadas à água suja.

Os moradores que tiverem febre ou algum outro sintoma devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Continua depois da publicidade

Houve deslizamento de terra em terrenos particulares, também sem vítimas ou óbitos. Uma delas foi na Rua Assaji Yokoyama, no bairro Arraial Paulista, onde o deslizamento de terra resultou na queda de um poste de energia em cima de um caminhão.

A Defesa Civil acionou a concessionária de energia, que já providenciou a remoção do poste e os reparos necessários.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados