Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Em comunicado, a empresa informou que a decisão foi tomada pelo conselho de administração
Continua depois da publicidade
Eletrobras | Fernando Frazão/Agência Brasil
A Eletrobras destituiu o vice-presidente de comercialização, João Carlos de Abreu Guimarães. Em comunicado, a empresa informou que a decisão foi tomada pelo conselho de administração.
Continua depois da publicidade
Como mostrou o Painel S.A., do jornal Folha de S.Paulo, uma denúncia apresentada à CVM por supostas fraudes praticadas pelo Grupo Delta Energia colocou o executivo em uma situação constrangedora.
Embora ainda esteja em fase preliminar de apuração pela autarquia, a denúncia aponta indícios de operações simuladas que, supostamente, causaram danos a dois fundos de investimento ligados à Delta - e que tiveram como lastro operações de compra e venda de energia no mercado livre.
À época, Guimarães era diretor da Beta, uma das comercializadoras de energia ligada ao grupo, pivô da denúncia. Até esta segunda, o executivo cuidava da comercialização de energia da Eletrobras.
Continua depois da publicidade
A reportagem obteve cópia da denúncia feita por um ex-diretor de uma comercializadora de outro grupo econômico envolvida no negócio. Nela, ele afirma que a Delta, por meio de suas comercializadoras de energia e empresas terceiras em dificuldades financeiras, simulou operações de compra e venda de energia que tiveram como finalidade gerar ganhos para dois fundos de investimentos controlados pela Delta.
A Beta, dirigida por Guimarães, foi uma das principais comercializadoras do suposto esquema.
Consultada, a Delta nega irregularidades e diz que a denúncia é mentirosa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade