Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pedágios 100% autônomos elimina a necessidade de interação direta com atendentes nas cabines | Divulgação/Ecovias do Araguaia
A Ecovias do Araguaia inaugurou, em 2025, o pedágio 100% autônomo para veículos comerciais e de passeio. O equipamento está instalado em dois pontos, no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080) e na praça de pedágio em Santa Rita do Novo Destino (BR-080), em Goiás, a primeira do Brasil.
Continua depois da publicidade
A Gazeta entrou em contato com a empresa sobre a instalação da tecnologia no Estado de São Paulo.
A Ecovias já implementou nas rodovias de São Paulo o uso de inteligência artificial no monitoramento por câmeras, a ampliação do autoatendimento e a modernização das formas de pagamento, como as tags.
No entanto, quando perguntada se existe algum estudo para implementação do pedágio 100% autônomo, a Ecovias disse:
Continua depois da publicidade
“Atualmente, estudamos a tecnologia de pedágio 100% autônomo, mas ainda não há um prazo definido para possível implementação. Seguimos avaliando as melhores alternativas para garantir mais fluidez, segurança viária e comodidade aos motoristas”.
A nova tecnologia elimina a necessidade de interação direta com atendentes nas cabines, mas mantém os colaboradores no local para oferecer suporte aos usuários sempre que necessário.
Entenda o passo a passo:
Continua depois da publicidade
O motorista ainda pode solicitar ajuda por meio de tecla no totem, caso necessite.
A praça de pedágios de Santa Rita do Novo Destino (BR-080) se tornou, na segunda-feira (17/2) da semana passada, a primeira no Brasil a somente oferecer as cabines de autoatendimento.
No caso do Sistema Anápolis-Aliança, são oferecidos três tipos de atendimento aos motoristas: operadores nas cabines manuais, pistas automáticas com o uso das tags e as cabines de autoatendimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade