Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Quem quiser observar terá de ir a um local com vista desimpedida para o oeste
Continua depois da publicidade
Eclipse anular do Sol ocorre devido ao alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol | Matt Nelson/Unsplash
Na tarde desta quarta-feira (2/10) os paulistas que olharem para o céu poderão acompanhar, mesmo que parcialmente, o eclipse anular do sol. Segundo o site do governo estadual, a população de São Paulo terá a visão parcial a partir das 16h51, com o fim às 18h23.
Continua depois da publicidade
Quem quiser observar o eclipse terá de ir a um local com vista desimpedida para o oeste, uma vez que o evento ocorrerá próximo ao pôr do Sol.
O eclipse anular do sol ocorre devido ao alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol, com o diâmetro da Lua estando menor que do Sol. Por conta disso, a sombra dela não cobre o astro-rei por completo, criando um “anel de fogo” no céu.
Em São Paulo, por exemplo, cerca de 10% do Sol será encoberto. Já em Porto Alegre, o valor sobe para quase 27%.
Continua depois da publicidade
Apesar de facilmente visível conforme onde estiver no País, alguns cuidados são essenciais. O mais básico e mais importante deles é não olhar direto para o Sol. Olhar diretamente pode causar queimaduras na retina, uma lesão que é irreversível.
Especialistas também não recomendam o uso de óculos escuros nem chapas de raio-x, por falta de bloqueio de radiações ultravioleta (UV) e infravermelha (IR), que provocam lesões nos olhos. O texto conta com informações da “Folhapress”.
Outra forma, talvez menos emocionante, de ver o fenômeno é pela internet. O Observatório Nacional transmitirá, em seu canal de YouTube, o evento astronômico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade