A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Doze golfinhos são encontrados mortos em praia de Bertioga

Registro de encalhe foi pelo Instituto Gremar, nesta quinta-feira (23)

Caroline Souza

24/03/2023 às 19:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Os animais passarão por exames de necropsia, que poderão indicar a causa da morte

Os animais passarão por exames de necropsia, que poderão indicar a causa da morte | Divulgação/ Instituto Gremar

Doze golfinhos foram encontrados mortos na Praia do Indaiá, em Bertioga, nesta quinta-feira (23). O registro de encalhe foi feito pelo Instituto Gremar, em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Os animais pertencem à espécie Pontoporia blainville, popularmente conhecida como toninha.

Continua depois da publicidade

A equipe identificou no grupo quatro machos adultos e oito fêmeas (uma filhote, duas juvenis e cinco adultas). As carcaças encontravam-se ainda em início do processo de decomposição.

As toninhas foram encaminhadas ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP), para realização de exames de necropsia, que poderão indicar a causa da morte dos animais com maior precisão.

De janeiro a dezembro de 2022, no trecho monitorado pelo Instituto Gremar pelo PMP-BS (praias de Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente), foram registrados 109 encalhes de golfinhos desta espécie em óbito, com exceção de um indivíduo, que posteriormente também não resistiu.

Continua depois da publicidade

Já em 2023, desde o último dia 1º de janeiro, 53 toninhas encalharam no mesmo trecho, incluída a ocorrência desta quinta-feira (23).

Dentre os fatores que mais afetam a sobrevivência dos animais, estão a interação com redes de pesca, a poluição das águas, a sobrepesca (que reduz a disponibilidade de alimento) e a poluição sonora causada pela intensa atividade portuária.

É possível acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados