Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As estações anunciadas são Orfanato, Água Rasa, A. Franco, V. Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha | /CRIS CASTELLO BRANCO/GOVERNO DE SP
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira a retomada da proposta de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô (que hoje liga a Vila Madalena, na zona oeste, à Vila Prudente, na zona leste, por meio da avenida Paulista), mas agora só até o bairro da Penha, na zona leste, e não mais até Guarulhos, como vem sendo prometido pelo governo estadual desde 2014.
Continua depois da publicidade
Em agosto, durante a campanha eleitoral, em visita à cidade da região metropolitana, Doria prometeu que levaria o Metrô até lá por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). "Vamos sim, em regime de PPP, de Parceria Público-Privada, trazer até Guarulhos finalmente a Linha Verde do Metrô. Este é o compromisso para a população que trabalha e que precisa de sistema metroviário para chegar mais cedo ao trabalho", disse. Doria fez mais de 80 promessas quando era candidato.
A ideia, desenvolvida ao longo da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), era que a Linha 2-Verde tivesse 14,4 quilômetros, divididos em 13 estações. A linha seria interligada à Linha 12-Safira da CPTM e, em especial, com a Linha 13-Jade, o trem que vai até o Aeroporto Internacional de Cumbica. A proposta teve seu projeto básico concluído em março de 2014. O jornal "O Estado de S. Paulo" já tem contratos assinados para a construção da linha, que foram suspensos no fim de 2015 por falta de verbas. Os contratos dividiam a linha em oito lotes. Até as desapropriações já haviam começado. Do total de 521 imóveis que o governo precisava adquirir, 308 já estavam em posse do Metrô.
Agora, no lugar de obras, o governo anuncia a volta a uma etapa anterior, a de contratação de projeto executivo. E em um trecho menor, até a Estação Penha, com ligação até a Linha 3-Vermelha do Metrô.
Continua depois da publicidade
Será um trecho de 8,3 quilômetros, envolvendo oito estações da zona leste (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha).
A promessa é que essas obras comecem no ano que vem - mas a data da entrega das novas estações não foi divulgada. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade