Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Equipamento de proteção é destinado a ciclistas e usuários de patinetes
24/05/2019 às 01:00
Continua depois da publicidade
A ação de segurança no trânsito, faz parte do Maio Amarelo | /JARDIEL CARVALHO/FOLHAPRESS
Ciclistas e usuários de patinetes elétricos pela ciclovia da Faria Lima, na zona oeste, receberão 2 mil capacetes gratuitamente nesta quinta (23) e sexta-feira (24). A ação com tema "Vá de boa, a responsabilidade é de todos", realizada por uma locadora de veículos, faz parte da campanha Maio Amarelo, que incentiva a segurança no trânsito.
Continua depois da publicidade
Das 8h às 11h, serão distribuídos capacetes na ciclovia da avenida Faria Lima na esquina com a rua Ministro Jesuíno Cardoso; das 11h às 14h, na altura da rua Jacarezinho; e das 14h30 às 17h, próxima a rua José Gonçalves Oliveira.
Desde que o uso das patinetes se popularizou na cidade, cresceram também os relatos de acidentes e a preocupação sobre a segurança desse meio de transporte.
No dia 14 de maio, passou a vigorar uma regulação provisória feita pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) que torna obrigatório o uso de capacete e proíbe a circulação das patinetes pela calçada. As regras são mais restritivas do que para ciclistas.
Continua depois da publicidade
A nova regra de São Paulo proíbe o uso das patinetes sobre as calçadas e autoriza seu uso em ciclovias, ciclorrotas e em vias com velocidade máxima de carros de 40 km/h. O limite de velocidade para as patinetes é de 20 km/h.
O uso do capacete passa a ser obrigatório e as empresas são obrigadas a disponibilizar o equipamento de segurança. Marcas do ramo dizem que a exigência inviabiliza o negócio.
As empresas deverão promover campanhas educativas sobre o uso correto dos equipamentos, disponibilizar um manual de condução defensiva e informar mensalmente o número de acidentes com seus clientes. (FP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade