Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Espécie é endêmica do estado; os filhotes nasceram em um espaço interno do zoológico
10/09/2020 às 15:23
Continua depois da publicidade
De acordo com um censo realizado em 2019, existem apenas 61 animais da espécie em cativeiro | Ana Maria Macagnan/Zoológico de São Paulo
Dois filhotes de mico-leão-preto nasceram na Fundação Zoológico de São Paulo no dia 16 de agosto. O mico-leão-preto é a única espécie endêmica do estado, ou seja, na natureza, a espécie existe somente no estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a espécie está classificada como ameaçada de extinção. De acordo com um censo realizado em 2019, existem apenas 61 animais da espécie em cativeiro, um "número muito reduzido para um programa de conservação em longo prazo", diz o Zoológico de São Paulo.
"Na natureza, a situação também é preocupante: a população está estimada em 1.400 indivíduos, apresentando um declínio continuado relacionado principalmente à perda, fragmentação e desconexão de habitat", afirma a fundação.
Nascimento
Continua depois da publicidade
Os animaizinhos nasceram em uma área interna do zoológico, conhecida como “micário”. O local é destinado para a reprodução de três das quatro espécies de micos-leões existentes: mico-leão-preto, mico-leão-da-cara-dourada e mico-leão-dourado.
Em nota, o zoológico diz que "este espaço, construído exclusivamente para abrigar os micos, reflete o compromisso institucional no desenvolvimento de estratégias para a manutenção de espécies geneticamente viáveis para futuros programas de reintrodução e reforço das populações na natureza".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade