Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Exames preliminares confirmaram a presença da variante nas amostras; agora a Agência quer fazer testes de confirmação
30/11/2021 às 17:31 atualizado em 30/11/2021 às 17:51
Continua depois da publicidade
Reprodução de ilustração do coronavírus | Ilustração
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta terça (30) que dois brasileiros testaram positivo para a Covid-19 e que a variante ômicron foi identificada nas amostras coletadas. A agência informou ainda que as amostras serão enviadas para análise laboratorial para confirmação do resultado no laboratório do Hospital Albert Einstein em São Paulo.
Continua depois da publicidade
“Tal testagem deve-se ao fato de que um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo”, informou a agência.
"Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. Ademais, o laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29/11 e, na data de hoje, 30/11, informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2.<br><br>De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético" (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Continua depois da publicidade
A confirmação destes dois casos no Brasil é a primeira a ser informada pela Agência em relação à nova variante.
O alerta ocorre após um passageiro, que desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro, vindo da África do Sul , portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurar o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25 de novembro, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno.
Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Cievs -SP (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras.
Ademais, o laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29 de novembro e, nesta terça-feira (30) informou que, em análises prévias, foi identificada a variante ômicron do Sars-Cov-2.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade