A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Doença que matou Evilásio pode provocar 10 milhões de mortes

Na última quinta-feira (20/06) morreu o ex-prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Cavalcante de Farias; entenda doença e riscos

Matheus Herbert

26/06/2024 às 16:10  atualizado em 26/06/2024 às 16:24

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Evilásio de Farias governou Taboão da Serra, na Grande São Paulo, por dois mandatos, de 2005 a 2008 e 2009 a 2012

Evilásio de Farias governou Taboão da Serra, na Grande São Paulo, por dois mandatos, de 2005 a 2008 e 2009 a 2012 | Eduardo Toledo/Portal O Taboanense

Um estudo da Organização Mundial do AVC apontou que o número de mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mundo pode aumentar em até 50% e chegar a 10 milhões de casos até 2050. Na última quinta-feira (20/06), morreu o ex-prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Cavalcante de Farias. Ele estava internado para tratar um câncer no pâncreas e sofreu um AVC

Continua depois da publicidade

No estudo, a estimativa prevê que o número de vítimas da condição poderá passar dos 6,6 milhões registrados em 2020 para 9,7 milhões em 2050, com um aumento superior em países de renda baixa e média, grupo do qual o Brasil faz parte.

Os pesquisadores ressaltam que o AVC, que já é a segunda causa de morte no mundo, vem aumentando de forma alarmante entre pessoas jovens e de meia-idade – abaixo dos 55 anos. 

Morte de Evilásio de Farias e carreira na política 

Na manhã da última quinta-feira (20/06), morreu o ex-prefeito de Taboão da Serra Dr. Evilásio Cavalcante de Farias. Evilásio, de 72 anos, enfrentava um câncer de pâncreas

Continua depois da publicidade

No começo de junho, ele sofreu um AVC e permaneceu internado desde então até falecer. O corpo do político foi velado no Velar Funeral Morumbi, na avenida Giovanni Gronchi,1358, na capital paulista.

Na sequência, o corpo de Evilásio foi transladado para sua cidade natal, Cabaceiras, no interior da Paraíba. O enterro foi realizado na tarde de domingo (23/06).

O político foi vereador duas vezes por Taboão da Serra (1989 a 1992 e 1993 a 1996) e deputado federal por dois mandatos.

Continua depois da publicidade

Licenciou-se do mandato de deputado federal na legislatura 1999-2003, para exercer o cargo de Secretário Municipal de Assistência Social em São Paulo, de 1º de janeiro de 2001 a 4 de março de 2002, durante a gestão da então prefeita Marta Suplicy.

Reeleito, Evilásio Farias renunciou ao mandato de deputado federal, na Legislatura 2003-2007, para assumir o cargo de Prefeito de Taboão da Serra, em 1º de janeiro de 2005.

Evilásio governou a cidade por dois mandatos, de 2005 a 2008 e 2009 a 2012

Continua depois da publicidade

Evilásio de Farias chegou a ensaiar um retorno nas eleições municipais deste ano, mas desistiu em março deste ano. 

Confira os principais fatores de risco para o AVC 

Especialistas explicam que cerca de 80% dos acidentes vasculares cerebrais são do tipo isquêmico, caracterizado pela obstrução da circulação sanguínea em artérias do cérebro. Os outros 20% são do tipo hemorrágico, quando um vaso sanguíneo se rompe.

Em especial para o AVC isquêmico, há fatores de risco claros que, se controlados, diminuem bastante o risco do problema:

Continua depois da publicidade

  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto;
  • Obesidade;
  • Dieta não saudável;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo

“A principal formas de reduzir o risco é o controle rigoroso dos fatores, com check up regular para controle da pressão arterial, diabetes; evitar o tabagismo e o sedentarismo, e aí entra a questão da atividade física, que é uma das principais formas de evitar o AVC, tanto a aeróbica quanto a musculação”, diz o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Leandro Gama. 

Segundo a Sociedade Brasileira de AVC, os principais sinais e sintomas de um acidente vascular cerebral, que exigem o socorro imediato, são:

  • Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo;
  • “Boca torta” ao falar;
  • Confusão mental, alteração da fala ou “fala enrolada”;
  • Alteração da visão, com embaçamento ou visão dupla, em um ou ambos os olhos;
  • Alteração súbita do equilíbrio ou da coordenação / tontura ou desequilíbrio para andar;
  • Dor de cabeça muito forte, súbita, sem histórico de dor anterior

Se identificar os sintomas acima, procure um hospital imediatamente porque a intervenção rápida é fundamental para salvar o paciente e evitar sequelas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados