Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O dia mundial do chocolate é comemorado no dia 7 de julho; o produto movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares por ano
07/07/2023 às 16:35 atualizado em 08/04/2024 às 16:21
Continua depois da publicidade
O chocolate é um dos produtos feitos apartir da extração do cacau | Reprodução Tv Brasil
Nesta sexta-feira, 7 de julho, é comemorado o dia internacional do chocolate. O doce derivado da fruta do cacau movimenta um dos setores mais importantes da economia mundial.
Continua depois da publicidade
Em 2021, o mercado global de chocolate foi avaliado em 113 bilhões de dólares, de acordo com um relatório da empresa americana de pesquisa de mercado Grand View Research. Além de ser extremamente valioso financeiramente, o chocolate pode trazer benefícios aos consumidores do produto. A Gazeta conversou com a nutricionista Vitória Rios, que ressaltou as vantagens do doce, e ainda deu dicas de como consumi-lo.
Segundo a especialista, o chocolate tem substâncias que podem despertar a sensação de felicidade. “O chocolate contém triptofano um aminoácido que participa da via do hormônio do bem-estar, deixando a pessoa mais feliz”, afirmou Vitória Rios à Gazeta.
“O cacau tem propriedades antioxidantes por conter uma substância chamada flavonóide, tal substância pode contribuir com a redução de radicais livres, que agravam doenças”, reforçou a nutricionista.
Continua depois da publicidade
Muitas pessoas acham que o chocolate é um produto que pode trazer malefícios à saúde de quem o ingere, porém, Vitória Rios explicou que o alimento pode ser fonte de minerais importantes para o bem estar físico. “O cacau é rico em minerais como potássio, magnésio, fósforo que são importantes para a nossa saúde”, contou ela.
Comer um chocolatinho como sobremesa pode contribuir para o intestino, segundo a explicação da nutricionista, o cacau possui fibras, que contribuem com o bom funcionamento do intestino.
“O cacau também pode ser um contribuinte com a redução da pressão arterial, dentro de uma alimentação saudável”, esclareceu a especialista.
Continua depois da publicidade
De acordo a nutricionista, o consumo deve ser feito de maneira consciente e selecionando produtos de qualidade. “O ideal é buscar por aqueles que possuem uma quantidade maior de cacau e menor de açúcar e gordura, isso porque o excesso de açúcar e gordura pode fazer mal à saúde, contribuindo com o risco de doenças crônicas não transmissíveis, e isso mascara os benefícios que o cacau em si pode promover”, explicou e finalizou Vitória.
*Estagiária, sob supervisão da redação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade