A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Dia dos Pais: Comércio do ABC prevê aumento de até 15% nas vendas

Comemoração acontece no segundo domingo do mês de agosto, no dia 14

Maria Eduarda Guimarães

09/08/2022 às 13:29  atualizado em 09/08/2022 às 13:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Comércio do ABC projeta aumento de 15% nas vendas de Dia dos Pais;  na foto, cliente em loja de São Bernardo do Campo

Comércio do ABC projeta aumento de 15% nas vendas de Dia dos Pais; na foto, cliente em loja de São Bernardo do Campo | Wesley Rezende/Photo Press/Folhapress

O comércio do ABC está otimis­ta em relação às vendas para o Dia dos Pais deste ano e estima aumento de até 15% no faturamento. A comemoração, que ocorre no segundo domingo do mês de agosto, dia 14, abre o calendário de datas especiais para o segundo semestre.

Continua depois da publicidade

A Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) prevê crescimento nas vendas na ordem de 15% em comparação a 2021. Já a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec) estima aumento de 8% na mesma base comparativa.

O otimismo dos empresá­rios tem como base a data ser comemo­rada sem as medidas restritivas impostas pela pandemia de covid. “Além disso, tradicionalmente, o segundo semestre é melhor do que os primeiros seis meses do ano. A expectativa é boa e coincide com o período em que também os lojistas fazem as liquidações de inverno atraindo mais consumidores”, afirma Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec.

SHOPPINGS

Continua depois da publicidade

Os lojistas de shoppings acreditam que o resultado do Dia dos Pais será mais significativo neste ano do que em 2021. Segundo sondagem feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que representa mais de 40 mil associados, a expectativa é de aumento de 15% nas vendas em relação a 2021.

“A expectativa poderia ser melhor se não fosse a disparada da inflação e do endividamento das famílias que chega em 77,3%. De acordo com o levantamento que fizemos, entendemos que o consumidor vai presentear, mas com mais cautela, em um cenário melhor que o do ano passado. Devemos ter centros de compra mais cheios na data específica, bem como lojas movimentadas especialmente na próxima semana”, destacou Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que este ano o Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,1 bi­­lhões no comércio. De acordo com o levantamento, que contou com parceria da Offerwise Pesquisas, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes este ano. Na prática, cerca de 101,8 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto.

Continua depois da publicidade

TÍQUETE MÉDIO

Segundo a Alshop, o tíquete médio de compra no Dia dos Pais deve ficar em R$ 160. Já o levantamento realizado pela CNDL/SPC aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 236,77 ao todo (segundo a pesquisa, consumidores pretendem comprar, em média, 1,8 presente).
Assim como no ano passado, roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

“Para a data, acreditamos que os itens mais procurados serão vestuário e perfumes, além de almoços em família fora de casa, proporcionando maior fluxo de clientes nos restaurantes da região”, destaca Pedro Cia Junior, presidente da Acisa.

Continua depois da publicidade

RESTAURANTES

Assim como os shoppings, que preveem maior movimentação nas praças de alimentação, os bares e restaurantes do ABC esperam maior movimento nos estabelecimentos este ano. A expectativa é a de que os clientes voltem a comemorar com as famílias sem as medidas res­tritivas impostas durante a data nos anos anteriores. “Isso é muito importante, dá mais ânimo para o consumidor, e para os empresários que vislumbram a oportunidade de recuperar prejuízos com a casa cheia”, disse Beto Moreira, presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal).

Segundo Moreira, os estabelecimentos já estão preparados, seja na oferta de cardápios especiais, na decoração, menus diferenciados, ambiente aconchegante, drinks, cervejas nacionais e importadas, vinhos e espumantes para garantir um brinde especial.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados