A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 17 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Detran-SP diminui prazo de CNH estrangeira para 48h; entenda

Interessados precisam ir ao Poupatempo com os documentos para obter a CNH brasileira

Hebert Dabanovich

20/08/2024 às 15:40  atualizado em 20/08/2024 às 15:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Prazo para transferência de habilitação passou de quase dois meses para apenas 48 horas

Prazo para transferência de habilitação passou de quase dois meses para apenas 48 horas | Reprodução

O processo, que antes levava quase dois meses, agora pode ser concluído em apenas 48 horas, graças à criação da Central Estadual de Condutores, parte do novo atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Continua depois da publicidade

Desde dezembro do ano passado, o prazo para motoristas com habilitação estrangeira obterem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira em São Paulo foi drasticamente reduzido.

A Central, que conta com cerca de cem profissionais dedicados à análise de solicitações de habilitação, agilizou consideravelmente o processo.

O interessado ainda precisa ir a um posto do Poupatempo, onde os documentos, incluindo a tradução juramentada, são digitalizados e enviados ao Detran-SP via Serviço Eletrônico de Informações (SEI).

Continua depois da publicidade

Uma vez recebida a documentação, a Central faz a análise e, se aprovada, a CNH brasileira é emitida de imediato.

Segundo Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, o objetivo da mudança é melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão. A mudança faz parte de um esforço maior de digitalização e otimização de processos no órgão.

Antes da implementação da Central, o processo de nacionalização da CNH estrangeira era demorado e envolvia várias etapas, com múltiplas análises que podiam prolongar a espera para até 50 dias.

Continua depois da publicidade

Caso houvesse qualquer problema ou necessidade de documentação adicional, o processo voltava ao início, aumentando ainda mais o tempo de espera.

Outro avanço importante foi o desenvolvimento de um aplicativo interno para os servidores do Detran-SP, que fornece informações detalhadas sobre as regras aplicáveis aos mais de 80 países signatários da Convenção de Viena sobre o Trânsito.

A ferramenta ajudou a reduzir os casos de indeferimento devido a diferenças nas exigências entre países, o que também contribuiu para acelerar o processo.

Continua depois da publicidade

Esse novo processo de nacionalização da CNH é diferente da Permissão Internacional para Dirigir (PID), válida para brasileiros dirigirem no exterior e pode ser solicitada diretamente no portal do Detran-SP.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados