A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Fim das multas impressas economiza R$ 6 milhões para Detran-SP

O motorista autuado também é beneficiado, já que pode optar pelo pagamento da infração com desconto de até 40%

Yasmin Gomes

07/06/2024 às 16:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
m todos os casos, o motorista multado pode requerer um comprovante em papel que pode ser impresso no ato da autuação

m todos os casos, o motorista multado pode requerer um comprovante em papel que pode ser impresso no ato da autuação | Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Governo de São Paulo tem usado, desde janeiro de 2023, recursos digitais que permitem ganhos de sustentabilidade ambiental, eficiência administrativa e redução de despesas com a eliminação do uso do papel nas atividades da gestão.

Continua depois da publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) confirmou nesta semana, uma economia de R$ 6 milhões ao ano com o fim dos registros de multas impressas.

Multas digitais

Em 2020, apenas 1,1% das autuações no sistema do Detran-SP eram eletrônicas. Já em 2023%, o percentual saltou para 66%. No primeiro bimestre deste ano, 87% das infrações foram registradas em meio totalmente digital.

Com o fim do talão de multas, a porcentagem atinge agora 100%. Em todos os casos, o motorista multado pode requerer um comprovante em papel que pode ser impresso no ato da autuação.

Continua depois da publicidade

O condutor autuado também é beneficiado, já que pode optar pelo pagamento da multa com desconto de até 40% por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Liberação de veículos apreendidos

Nos próximos meses, o Detran-SP vai implementar a liberação de veículos apreendidos por meio de um sistema digital de acesso às cópias do auto de infração e do comprovante de recolhimento e remoção do veículo pelo portal do órgão.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados