A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Desfiles em SP começam hoje e escolas de samba prometem espetáculo no Anhembi

Nesta sexta-feira (17) e sábado (18) as escolas de samba da capital paulista prometem balançar as arquibancadas e levar muita alegria para quem acompanhar a festa

Maria Eduarda Guimarães

17/02/2023 às 11:06  atualizado em 17/02/2023 às 11:08

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Agremiações já estão com tudo pronto para entrar na avenida neste Carnaval

Agremiações já estão com tudo pronto para entrar na avenida neste Carnaval | Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

O Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, voltará a receber o brilho da maior festa popular do País. Nesta sexta-feira (17) e sábado (18) as escolas de samba da capital paulista prometem balançar as arquibancadas e levar muita alegria para quem acompanhar a festa. E para entrar no ritmo, a Gazeta tradicionalmente visita o barracão das escolas. No começo deste mês, cinco agremiações abriram as portas para a reportagem e ressaltaram os desafios e as expectativas dos trabalhos que serão apresentados em até 65 minutos de desfile. A ordem dos desfiles pode ser acessada no fim da reportagem. 

Continua depois da publicidade

“Eu me sinto, hoje, muito tranquilo pela recepção da escola e eu com a escola, então por todas as dimensões que passei eu trabalhei muito, mas esse Carnaval aqui eu estou trabalhando demais. Agora começa a parte que é você montar o seu filho e ele só vai ficar pronto quando meu último componente ultrapassar a faixa de saída. Só em São Paulo já é meu vigésimo Carnaval. Dos meus 22, eu fiquei 2 anos de fora das campeãs”, reforçou o carnavalesco da Dragões da Real, Jorge Freitas. O artista estreia na escola e é dos mais tradicionais e vencedores do Carnaval paulistano.

Na busca pelo título

Em busca do seu primeiro título no Grupo Especial do Carnaval, a Dragões da Real, escola da Vila Anastácio, aposta no enredo “Paraíso Paraibano - João Pessoa, a Porta do Sol das Américas", que conta a história da capital da Paraíba. A escola vai encerrar o segundo dia de desfiles no Sambódromo neste sábado (18). A previsão do início da apresentação é às 5h. “A gente tem certeza que fizemos o nosso melhor. Na hora que montar vai assustar porque tá muito bonito. É um Carnaval minucioso, é muito detalhe, é muita coisinha”, finalizou Freitas. 

Continua depois da publicidade

Dragões da Real homenageia João Pessoa no Carnaval paulistano de 2023Dragões da Real homenageia João Pessoa no Carnaval paulistano de 2023/Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Assim como a Dragões, a Unidos de Vila Maria também busca o título inédito no Grupo Especial. Para conquistar essa glória, a agremiação sediada no bairro do Jardim Japão levará para a avenida o enredo: “Vila Maria, Minha Origem, Minha Essência, Minha História! Muito Além do Carnaval”, que trata da origem da própria comunidade. A expectativa para a apresentação é gigante e os trabalhos já estão concluídos. 

“O objetivo é contar a história grandiosa da escola e da nossa própria comunidade. Teremos um desfile resgatando enredos tradicionais da Vila Maria”, complementou o carnavalesco da Unidos de Vila Maria, Cristiano Bara. 

Agremiação contará sua trajetória através de quatro carros alegóricos Vila Maria contará sua trajetória através de quatro carros alegóricos/Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Já a Rosas de Ouro, sete vezes campeã na elite de SP, busca seu oitavo triunfo com o enredo: “Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome”, em que exalta a luta, a força e as conquistas do povo negro através dos tempos, com a incessante busca por igualdade e respeito.

Continua depois da publicidade

“Quando falamos em um enredo afro, as pessoas já imaginam uma coisa mais seca, palha, uma coisa marrom e tribal e a gente vai por um caminho totalmente inverso. A gente vai mostrar que a África era uma civilização evoluída já na época que os brancos chegaram lá para explorar o continente. Então a gente vai mostrar essa riqueza que existia lá”, ressaltou o diretor de Carnaval da Rosas de Ouro, Evandro Souza.  

O samba-enredo 'Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome' exalta a luta e beleza do povo africanoO samba-enredo 'Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome' exalta a luta e beleza do povo africano/Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Disputa acirrada 

Nos últimos anos a disputa tem sido acirrada em São Paulo e o Carnaval segue cada mais competitivo. A Estrela do Terceiro Milênio vai estrear na elite neste sábado.  A agremiação levará para a avenida o enredo "Me dê sua tristeza que eu transformo em alegria! Um tributo à arte de fazer rir', que busca reverenciar a história do humor e relembrar os humoristas que marcaram gerações.

Continua depois da publicidade

 "Acho que a gente vem para fazer de novo um desfile histórico. É isso que eu quero, que a escola passe, que a escola emocione e que a escola faça as pessoas rirem e chorarem ao mesmo tempo. Se o público se divertir, chorar e cantar vai ser o máximo", conta otimista o carnavalesco da escola, Murilo Lobo.

Estrela do Terceiro Milênio está otimista para estrear no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo neste anoEstrela do Terceiro Milênio está otimista para estrear no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo neste ano/Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Retorno para o Especial 

Com o objetivo de voltar para o Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Nenê de Vila Matilde aposta em um desfile temperado com muito dendê baiano. A escola será a primeira do Grupo de Acesso a entrar no Anhembi, no dia 19 de fevereiro, com o enredo “Faraó-Bahia”. A agremiação é uma das escolas mais tradicionais de São Paulo e contabiliza 11 títulos no Grupo Especial, além de três conquistas no Grupo de Acesso, nos anos de 2010, 2012 e 2022.

Continua depois da publicidade

Nenê será a primeira do Grupo de Acesso a entrar no Anhembi, no dia 19 de fevereiro, com o enredo 'Faraó-Bahia'/Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Confira ordem dos desfiles das escolas de samba em São Paulo: 

GRUPO ESPECIAL
Sexta-feira, 17 de fevereiro (1ª noite)

Independente Tricolor: 23h15
Acadêmicos do Tatuapé: 0h20
Barroca Zona Sul: 01h25
Unidos de Vila Maria: 02h30
Rosas de Ouro: 03h35
Tom Maior: 04h40
Gaviões da Fiel: 05h45


Sábado, 18 de fevereiro (2ª noite)
Estrela do Terceiro Milênio: 22h30
Acadêmicos do Tucuruvi: 23h35
Mancha Verde: 0h40
Império de Casa Verde: 01h45
Mocidade Alegre: 02h50
Águia de Ouro: 03h55
Dragões da Real: 05h

Continua depois da publicidade

GRUPO DE ACESSO
19 de fevereiro, domingo

1- Nenê de Vila Matilde
2- X-9 Paulistana
3- Camisa Verde e Branco
4- Vai-Vai
5- Morro da Casa Verde
6- Colorado do Brás
7- Pérola Negra
8- Mocidade Unida da Mooca

GRUPO DE ACESSO II
11 de fevereiro, sábado

1- Imperatriz da Pauliceia
2- Amizade Zona Leste
3- Brinco da Marquesa
4- Primeira da Cidade Líder
5- Imperador do Ipiranga
6- Uirapuru da Mooca
7- Leandro de Itaquera
8- Unidos do Peruche
9- Unidos de Santa Bárbara
10- Torcida Jovem
11- Camisa 12
12- Dom Bosco de Itaquera

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados